Fichamento fonseca, maria guadalupe piragibe da. iniciação à pesquisa no direito: pelos caminhos do conhecimento e da invenção. rio de janeiro: elsevier, 2009. p. 1-17.

1214 palavras 5 páginas
FONSECA, Maria Guadalupe Piragibe da. Iniciação à pesquisa no Direito: pelos caminhos do conhecimento e da invenção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 1-17.

“[...] a atividade acadêmica de pesquisa, [...], precisa se submeter a algumas condições preestabelecidas, [...], desde o ponto de partida da reflexão até as conclusões finais da investigação.” (p.1)
“Pesquisar significa investigar, procurar, com o objetivo de conhecer e/ou decidir. Sem pesquisa não se produz conhecimento novo, apenas se reproduz, repetitivamente, o conhecimento já existente.” (p.1)
“[...] a realidade construída pelo pesquisador é aquela tornada pertinente para o homem, enquanto ser desejante de dominar o seu entorno, para saber e para ter.” (p.2)
“[...] os problemas relevantes para a pesquisa acadêmica não são inventados, mas encontram-se intimamente vinculados as circunstâncias da vida humana.” (p.2)
“O trabalho teórico consiste em reduzir a padrões conceituais e a proposições afirmativas a multiplicidade de dados de realidade. [...]. A teoria é, pois, uma construção intelectual, válida até quse seja desmentida, ou substituída por outra explicação proposta por pesquisa mais recente.” (p.2-3)
“Nem toda pesquisa desemboca necessariamente na construção de uma teoria, pelo contrário, a grande maioria das pesquisas confirmam, comentam, criticam teorias existentes, contribuindo para divulgá-las e/ou enriquecê-las.”(p.3)
“As afirmações teóricas são mesmo indispensáveis para a postulação da relevância do estudo que o pesquisador se propõe fazer.” (p.3)
“[...] não há qualquer teoria, [...], capaz de oferecer uma explicação cabal dos fenômenos e processos sob a sua mira. Devem ser, [...], serenamente apreciadas como explicações parciais da realidade e consideradas válidas desde que se aceitem as premissas que lhes serviram de base.” (p.3-4)
“[...] quando se fala em regularidades dos processos sociais, estas pouco ou nada têm que ver com as regularidades registradas na natureza. Isso porque

Relacionados