Coaching

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ching
COACHING

CONCEITO E OBJETIVOS

O COACHING é um processo de orientação e assessoramento ao desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, fundamentado em uma relação de ajuda e facilitação aos esforços pessoais do Cliente na obtenção dos meios que lhe permitam realizar seus projetos de vida.

Constituem-se em um compromisso mútuo entre o orientador (COACH) e o Cliente quantoàs metas, ações, recursos e condições que possibilitem a realização de seus projetos, através da potencialização de talentos e competências, da ampliação de limites, do desenvolvimento de aspectos restritivos, visando a plenitude de desempenho e o alcance dos resultados pretendidos.

O resultado final do processo de COACHING é a construção do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)


MISSÃODO COACH

O COACH tem a missão de estabelecer uma relação de compromisso e confiança com o Cliente, de maneira a possibilitar a identificação e análise conjunta dos aspectos relevantes de sua trajetória de vida pessoal e profissional, as características de perfil e potencial que favoreçam ou dificultam o alcance de suas metas.

Exerce a função de atuar como coadjuvante no processo dedesenvolvimento do Cliente, trabalhando com os recursos internos e externos que possam impulsionar a realização de suas aspirações.

Com o conceito “encontre você mesmo suas respostas”, o Coaching trabalha com o propósito de desenvolver a sua roda da vida em todos os aspectos: no trabalho, em casa, amigos ou grupos diversos.
E isto funciona através de perguntas, elaboradas de forma poderosa, quetêm como objetivo ajudar na formulação de metas pessoais e / ou profissionais.
:: Como funciona
Além disso, a parceria alcançada no Coaching tem a vantagem de propiciar a obtenção de resultados surpreendentes, como a transformação de desejos e de metas do Cliente em realidade.
:: O que esperar do Coaching
• Comprometimento do Coach no processo.
• Expectativas reais focadas em metasrealistas e alcançáveis.
• O cliente tem as respostas
• O Coach é o dono do processo e o Cliente o dono das respostas e das informações.
• Respeito à confidencialidade e à confiança na jornada do processo pelo Coach e seu cliente.

O termo coaching é mais uma buzzword criada recentemente na área da gestão/ liderança e representa as actuações do líder voltadas para o ajudar os seussubordinados a trilharem o seu próprio caminho de autodesenvolvimento. Desta forma, já não é ao líder que compete descobrir o que é melhor para os subordinados - cada um deles é que terá que descobrir o seu melhor caminho. Ao líder apenas compete ajudar cada subordinado a descobrir a forma de expressar melhor os seus talentos.


Tendo em conta o referido, o coaching pode ser tomado como umprocesso que tem como objectivo fomentar no subordinado o conhecimento de si próprio e ajudar a criar neste o desejo de melhorar ao longo do tempo. Trata-se, assim, de uma filosofia de liderança que assenta no pressuposto de que a aquisição e o desenvolvimento competências são processos contínuos e da responsabilidade de todos, e não apenas episódios isolados e limitados no tempo e impulsionadospelas chefias.


Na prática, o coach ajuda o seu colaborador a aprender, a descobrir as áreas de maior potencial de desenvolvimento, a desenvolver a sua inteligência emocional, a fazer opções, a definir os seus próprios objectivos, a analisar os seus próprios erros, bem como as suas causas e as formas de os corrigir, faculta-lhe informações e pistas que lhe permitam tomar opções e efectuardecisões: sucintamente, o coach coloca-se ao serviço do seu subordinado - não o controla.

Papel do Coach
Mais do que orientar, o papel do coach é esclarecer metas, despertar qualidades possivelmente desconhecidas, sempre com o olhar no futuro e na possibilidade de traçar novos caminhos. Uma carreira que já vai bem, pode melhorar sempre.

O coach terá o papel de ir conduzindo e...
tracking img