Co trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO APRENDIZAGEM 1 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
• COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL/ VISÃO SISTÊMICA/ MUDANÇA
• INOVAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES/ O INDIVÍDUO/ PERSONALIDADE E MOTIVAÇÃO

Professor EAD:
Professor Presencial:

Nomecompleto (RA) e-mail

Cap.1
1. Definição de CO
Conceito do Grupo.
Comportamento Organizacional é o estudo sobre o comportamento das pessoas e estrutura, de como elas podem agir e reagir em ambiente de trabalho e fora dele, e como esse comportamento pode afetar no desempenho da organização. Esse estudo é voltado principalmente para as situaçõesrelacionadas à emprego, ou seja: funções, trabalhos, absenteísmo, rotatividade , produtividade, desempenho humano e administração.
Essa área de estudos compreende ainda : poder de liderança, motivação, comunicação interpessoal, , aprendizado e processos de mudanças, estruturas e desenvolvimentos de grupos, conflitos, estresse , capacitação e planejamento de trabalho.
2. Conceitos de ComportamentoOrganizacional:
*ROBBINS,SP Prentice Hall,2002. “É o campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.”
*DOUGLAS MC GREGOR ,in the Professional manager. “O comportamento humano dentro das organizações não é umaconsequência da natureza humana e sim da forma que as organizações gerenciam as pessoas”
Comparação entre as definições apresentadas: O estudo do comportamento implica, sobretudo de como a organização pode utilizar esse conhecimento para gerenciar as pessoas dentro do ambiente de trabalho.
3. Quadro comparativo entre Sistema Aberto e fechado
SISTEMA ABERTO:
*Permite receber informações do meioambiente, é influenciado e influencia o ambiente através de entradas e saídas e é adaptativo para sobreviver a ajustes constantes às condições do meio.
*Sua teoria consolida a abordagem voltada para a mudança de paradigmas nas ciências sociais.
* Utiliza um novo conceito de “Estrutura” como no conjunto formal de dois ou mais elementos e que subsiste inalterado na mudança.
* Enfoca principalmente aanálise infra organizacional e análise inter-organizacional , com múltipla abordagem, formal e informal, sintetizando a Teoria Clássica e Relações Humanas, buscando o equilíbrio perfeito.
*A Teoria Estruturista dentro da lógica do Sistema Aberto diz que a sociedade atingiu um alto grau de industrialização e que os aspectos econômicos e sociais interferem na Organização.

SISTEMA FECHADO:*Está isolado do meio, não influencia e nem é influenciado, mas eventualmente é dominado e atribuído a sistema peculiar e rígido.
*Sistema que analisa a organização internamente, não visando o ambiente em que esta se encontra.
*O Sistema Fechado é formado por metas e objetivos bem racionais e a Teoria Clássica sugere o uso de algumas funções na empresa para melhor executar os atos. EX: São funçõestécnicas: (produção e gerenciar todas as outras),Comerciais:(comercio dos bens e serviços),Financeiras: (Capitalismo), Segurança : (Bens e Funcionários), Contábeis : (Contabilidade na Empresa).
*É feita uma abordagem incompleta da Organização, pois por dar ênfase demais a estrutura, tarefas e principalmente a eficiência produtiva (gerar lucro) não analisa os problemas humanos, não vê aOrganização como um todo se limitando apenas na produção.
*O homem é visto como uma máquina - mecanismo, Que tem que executar plenamente tudo o que realiza para garantir a máxima eficiência possível e garantir maiores lucros e maiores salários.

Cap.2
PESQUISA: CONCEITO DE INOVAÇÃO
- O que você entende por Inovação?
1-Pastor Ari Figueiredo - 44 anos ( pedreiro)
-Inovação: Mudança radical na...
tracking img