Clube do imperador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE FORTIUM













A INCLUSÃO DE UMA ALUNA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA MENTAL NO ENSINO REGULAR DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO NO DISTRITO FEDERAL













Gama – DF / 2010
CAMILA PEREIRA GOMES









A INCLUSÃO DE UMA ALUNA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA MENTAL NO ENSINO REGULAR DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO NO DISTRITO FEDERALTrabalho de Conclusão de Curso apresentada ao curso de Pedagogia da Faculdade Fortium de Brasília, como requisito para obtenção do titulo de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do professor Benjamim Lacerda.








Gama – DF / 2010
























Dedico este trabalho a minha famíliaque sempre acreditaram em mim, ao meu namorado Lukas pela paciência e força que sempre me deu aos colegas, professores que ao longo desse processo fizeram parte dessa minha caminhada.

AGRADECIMENTOS
À Deus que me concebeu a vida, a sabedoria o potencial para concretizar mais uma conquista em minha vida. Por presentear se com pessoas que me proporcionaram o conhecimento e a amizade.
A minhamãe que todo os dias esperava pela minha volta para casa, que teve paciência nos momentos em que eu estava ansiosa, que me incentivou muito obrigada.
Ao meu pai que esteve sempre comigo. Obrigada!
Professor Benjamin Lacerda, meu orientador, obrigada pelos conhecimentos, pelo auxilio que muito contribuíram para o meu crescimento acadêmico e profissional
Lukas você foi muito importante paraque eu concluísse minha caminhada. Obrigada.
Aos meus irmãos Renata e Rodrigo obrigado por acreditarem em mim, a caminhada foi árdua, mais venci, tenho certeza que estão orgulhosos de mim



RESUMO
O presente trabalho busca refletir e analisar o processo de inclusão de uma aluna portadora de deficiência mental no ensino regular de uma escola privada. Para a realização desse estudo opteipela abordagem qualitativa do tipo exploratória a mesma permite melhor conhecimento do problema, pois possibilita a avaliação de vários aspectos relativos ao estudo. Procura se no desenvolver do trabalho compreender as características da deficiência, bem como sua historia de exclusão, para daí, apontar e resultar os direitos do deficiente e como esse processo de integração e inclusão educacional temocorrido nas escolas brasileiras. Apresenta-se também alguns aspectos sócio cultural e histórico, a fim de apontar como o deficiente tem sofrido devido a sua exclusão e a importância da inclusão para seu desenvolvimento social mostra também a importância da formação continuada do professor.para alcançar esse objetivos . Foram feitas varias observações em sala de aula. Os resultados evidenciaram adificuldade que os professores tem para mediar o conhecimento para os alunos portadores de deficiência mental. Quanto à gestão os resultados mostram a contradição entre as proposta políticas da escola e a ação dos diretores.
Palavras chaves: deficiência mental, educação, inclusão, desenvolvimento social.































SUMÁRIO


INTRODUÇÂO 06CAPITULO I – Abordagem histórica da deficiência mental e práticas pedagógicas- 08




1.1 A historia da deficiência mental no Brasil 09




1.2 Deficiência Mental 11




1.3 Os direitos dos deficientes mentais a educação 12




1.4 As leis do deficiente no Brasil 13




1.5 Declaração mundial sobre a educação para todos 14




1.6 Declaração deSalamanca 15




CAPITULO II – Inclusão Escolar 16




2.1 O professor e o processo de inclusão 19




2.2 A Importância da formação do professor 20




CAPITULO III – Análise e Discussão dos dados 22




3.1 Participantes 22




3.2 As Observações 23




CONSIDERAÇÕES FINAIS 25




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26



INTRODUÇÃO
Nos...
tracking img