Clima oraganizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Administração
Camila Soares ovando

RELAÇÕES INTERPESSOAIS E CLIMA ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS

Maringá
2012

RELAÇÕES INTERPESSOAIS E CLIMA ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS

Projeto de pesquisa apresentado á disciplina de Metodologia da pesquisa, ministrada pela professora Dra. Tânia Maria Gomes das Silva, no curso de Administração da Faculdade Metropolitana de Maringá.

SumárioIntrodução .................................................................................. 3

Objetivos .................................................................................... 5

Gerais .........................................................................................5

Específico...................................................................................5

Justificativa .............................................................................. 6

Metodologia ............................................................................... 8

Cronograma ...............................................................................9

Referências Bibliográficas .......................................................103
INTRODUÇÃO

O trabalho é a forma como o homem interage e transforma o meio ambiente, assegurando sua sobrevivência e estabelecendo relações interpessoais que, teoricamente, serviriam para reforçar suaidentidade e o senso de contribuição.
O trabalhador é uma unidade em constante interação com outras pessoas, sendo, portanto, a comunicação, a interação com terceiros, e a convivência, fatores imprescindíveis á sobrevivência e produtividade humanas. (AQUINO, 1989 Apud KANAANE, 1999, p.61).
A empresa constitui o ambiente dentro do qual as pessoas trabalham e vive uma boa parte de suas vidas. Amaneira como esse ambiente é estruturado influencia na qualidade de vida dessas pessoas e no próprio comportamento e objetivos pessoais de cada ser humano. Organizações são compostas por pessoas e para o bom andamento do trabalho e da produção é necessário que as pessoas estejam bem colocadas na organização e estabeleçam um bom nível de convivência. Deste modo, garante-se um clima organizacionaladequado.
O termo clima organizacional refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente interno das organizações. É o meio ambiente humano dentro do qual as pessoas fazem o trabalho. O clima pode se referir a um ambiente dentro de um departamento, de uma fábrica ou uma empresa inteira, não podendo ser tocado ou visualizado, mas podendo ser percebido psicologicamente ou através dasrelações interpessoais e da motivação no trabalho.
De acordo com Luz (2003), para que ocorra efetivo desenvolvimento organizacional, deve-se buscar além do aprimoramento técnico, desenvolver a competência pessoal e interpessoal de cada colaborador. Ao adotar tal postura, a organização estará visando ao melhor relacionamento entre os membros que4

a compõem, com o intuito de melhorar a qualidade de vida no trabalho com consequentes reflexos na vida social do indivíduo.
As emoções experimentadas nas relações diárias criam uma atmosfera características em cada organização, oumesmo em cada departamento, uma vez que o ambiente de trabalho nem sempre é o mesmo em todas as unidades.
Segundo Bom Sucesso (2002) muitas vezes ocorre nas empresas experiências traumáticas, punições, pressão, desgastes ou outras consequências negativas que deixam ressentimentos, gerando um medo de natureza concreta.
Os conflitos diários vivenciados dentro e fora das empresas afetam de...
tracking img