Classicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CLASSICISMO

Humanismo preparou terreno para o desenvolvimento de um período que se consagrou como um dos mais férteis da cultura ocidental: o Renascimento. A ruptura com o passado recente (o obscurantismo da Idade Média) é promovida por uma nova concepção de história, que vê na antiguidade clássica o momento de maior esplendor das civilizações. 

 
“A Primavera”, de Sandro Botticelli.
 Na tela acima, de Botticelli, um dos grandes representantes da pintura renascentista, é possível notar algumas das principais ideias que fulguraram no classicismo, a influência da arte e mitologia greco-romana e o neoplatonismo. A primeira pode ser notada já na figura central da pintura: trata-se de Vênus, segundo a mitologia latina, a deusa do Amor e da Beleza (também chamada de Afrodite namitologia grega). Já o neoplatonismo (oposição entre o espiritual – ideias – e o carnal – material), pode ser abstraído por meio da própria escolha da personagem principal. Os neoplatônicos consideravam a deusa Vênus de natureza dúbia: terrestre e celestial. Na primeira, a deusa configura-se como representação do amor humano, já na segunda, ela representa o amor universal, estabelecendo, até mesmo, umarelação com a Virgem Maria do cristianismo. Corrobora essa idéia o fato de que a figura de Vênus pintada por Botticelli assemelha-se muito com as representações que o mesmo pintor faz, em outras obras, da Virgem. Nota-se, ainda, que Vênus aparece vestida, como sinal de castidade.

Tal paralelo aponta para outra característica do período, o fusionismo, que consiste na revitalização da herançaclássica combinada com o legado do cristianismo. Essa mesma fusão leva Camões a harmonizar as divindades pagãs com personagens bíblicas.

Nas artes plásticas, mais especificamente, a rigidez científica do classicismo é transposta, nas suas representações, por meio do desejo de retratar a realidade com precisão, sendo as figuras, apesar de idealizadas, anatomicamente corretas. A definição do espaçoera alcançada por meio de técnicas de perspectiva, planos, elevações, sem, contudo, abrir mão da simetria e equilíbrio, projetando a pintura para ter o centro da tela como lugar de destaque. 

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

* Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma;
* Influência do pensamento humanista: ao teocentrismo medieval, que concentrava acompreensão do mundo nas explicações religiosas, contrapõe-se o antropocentrismo, no qual o homem passa a ser, nas palavras de Protágoras, “a medida de todas as coisas”. Ao vencer os assombramentos da Natureza, o conhecimento científico, voltado para a realidade material, valoriza-se em detrimento do conhecimento abstrato da teologia.
* Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo;
*Críticas às explicações e à visão de mundo pautada pela religião;
* Racionalismo: valorização das explicações baseadas na ciência;
* Busca do equilíbrio, rigor, harmonia e pureza formal;
* Universalismo: abordagem de temas universais e apego a valores universais, como o Belo, o Bem, a Verdade, a Perfeição;
* Associação da Beleza ao Bem, como ideal de perfeição estético e ético: oBem é o Belo e o Belo é o Bem;
* Verossimilhança: o Belo é o racional, o verdadeiro, e o verdadeiro é o natural. Daí a valorização da Natureza e sua imitação artística.
* Fusionismo: fusão do racionalismo e paganismo com a tradição judaico-cristã.

RENASCIMENTO EM PORTUGAL:

Contexto:

Em Portugal, o Renascimento corresponde ao período de maior apogeu da nação. No reinado de D.Manuel, grandes feitos foram alcançados: a descoberta do caminho marítimo para as Índias em 1498, o descobrimento do Brasil em 1500, a conquista de Goa e de regiões da África entre 1507 e 1513 e a Viagem de Circunavegação entre 1519 e 1520. A excepcional prosperidade econômica leva Portugal a um período de intensa, porém momentânea, euforia. Todo o ufanismo da nação luza entra em declínio até a...
tracking img