O processo de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MOROZ, Melania; Gianfaldoni, Monica Helena. O processo de Pesquisa: uma introdução; Brasília: Plano, 2002, p.23-70

SÍNTESE
O texto aborda como ocorre a identificação de um problema, ressalta a importância de formular uma questão a ser investigada, nos atenta para o processo de revisão sobre o assunto através da revisão da literatura, e como funcionam os mecanismos dos diferentes tipos depesquisa, e coleta de dados: a interpretação, a análise e o relatório acerca dos dados coletados.

TEXTO FICHADO
“Se como já pontuado, a pesquisa cientifica caracteriza-se pelo procedimento sistemático de busca de solução para determinado problema, a formulação do problema, tem papel crucial.” (p. 23)
“Em outras palavras, a coleta das informações não se faz ao acaso, mas visa atingir ospropósitos específicos da investigação, ou seja, ela ocorre em função da obtenção de resposta ao questionamento existente. Da mesma forma, o problema dirige o planejamento da pesquisa, a análise e a interpretação dos resultados obtidos.” (p.24)
“(...) Embora o processo de pesquisa permita constantes revisões nas decisões tomadas pelo investigador, a cada etapa a colocação do problema define a direção dapesquisa.” (p. 24)
“Uma forma de colocar um problema é formulá-lo por meio de uma sentença interrogativa; numa pergunta fica mais evidenciado o que se pretende saber em relação a um determinado objeto de estudo.” (p. 24)
“(...) à especificidade que caracteriza o problema científico – uma questão ampla permite inúmeras possibilidades de busca de respostas; a especificidade, ao contrário indica oângulo, o enfoque e exatamente qual o fenômeno a ser abordado naquela investigação
“Finalmente, é preciso destacar que a possibilidade de sucesso na investigação de um problema está ainda condicionada, à sua formulação clara e objetiva, não deixando duvidas quanto ao significado dos termos utilizados.” (p. 25)
“Além destas características de ordem mais forma, o problema deve ainda atender aosrequisitos de relevância social e cientifica. Quanto à relevância social Do problema, a decisão pode depender de cada cientista, de seus valores, de suas posições políticas e de sua sensibilidade para com os problemas sociais.” (p. 25-26)
“Já a familiaridade com determinada área de estudo (obtida por adequado trabalho com a literatura especializada) permite ao pesquisador avaliar mais precisamente acontribuição que seu trabalho pode trazer para a área a que se dedica; ao assim proceder ele está considerando a relevância cientifica do problema.” (p.27)
“E aqui, um destaque importante: o trabalho com a literatura tem uma relação intrínseca com o problema de pesquisa. Se de um lado, a consulta à literatura é determinada pelo problema, do outro, à medida que se trabalha com a literatura,criam-se condições para melhor delimitação do mesmo.” (p. 27)
“A partir da consulta à literatura especializada, é possível dirigir as investigações para ramos mais profícuos, evitando-se a replicação de trabalhos por desconhecimento sobre o que já foi realizado.” (p.29)
“É importante salientar que a consulta à literatura vai permitir fornecer o quadro de referência para o trabalho que se pretenderealizar.” (p.29)
“A consulta à literatura pode ser útil na delimitação mais precisa de um problema.” (p.29)
“Assim, a consulta à literatura é fundamental quando se esta iniciando a pesquisa, porque ela fornece subsídios tanto para se definir melhor o problema quanto para elaborar o planejamento do trabalho; portanto, tão logo o pesquisador tenha uma idéia – mesmo que vaga – do que pretende estudar,deve iniciar a consulta à literatura” (p.30)
“A realização de um levantamento bibliográfico consiste na seleção de obras que se revelam importantes e afins em relação ao que se deseja conhecer.” (p.31)
“Um dos recursos fundamentais, na atualidade, é a Internet; além de disponibilizar grande quantidade de diversidade de material produzido nos mais diversos países, há a vantagem de o...
tracking img