Revisao lileraria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Miocardite é uma inflamação do miocárdio, a camada muscular grossa da parede do coração
O modelo fisiopatológico mais estudado atualmente é a miocardite secundária à agressão viral, que é divididaem 3 fases distintas e bem definidas de agressão e resposta inflamatória: fase aguda, subaguda e crônica. Saber em que fase evolutiva o paciente se encontra é de fundamental importância clínica, poisisso implicação no que se deve esperar dos métodos diagnósticos, assim como no estabelecimento da estratégia terapêutica.
 miocardite é uma doença inflamatória do miocárdio que é o músculo do coração.Pode estra relacionada com diversas causas omo infecções...
esquerda ou biventricular, secundária ao comprometimento pulmonar ou por alteração cardíaca primária., assim como por envolvimento dopericárdio em caso de pericardite constritiva ou por cardiomiopatia restritiva amiloidótica secundária à doença reumática.

Já a dor torácica é geralmente relacionada a pericardite aguda, que quandoassociada a doenças reumatológicas tem apresentação idêntica a da pericardite idiopática, com abafamento de bulhas, dor torácica subesternal exacerbada em decúbito e , ás vezes, com a tosse, e que sealivia ao assumir a postura ereta. Tamponamento e pericardite constritiva são raros e com diagnóstico relativamente fácil se suspeitado. A elevada pressão venosa em jugular e o pulso paradoxal estãopresentes de forma precoce em todos os pacientes, e muitos apresentam o sinal de Kussmaul ( aumento paradoxal da pressão venosa jugular durante a inspiração). Na pericardite crônica a dor é mais branda ede caráter insidioso.

Também comprometimento inflamatório das coronárias pode ser causa de dor torácica retro-esternal.

A dor torácica pode ser ainda de etiologia pleural, causada portromboembolismo pulmonar relacionado a síndrome antifosfolípide, pela disfunção esofágica da esclerose sistêmica, por artrite costovertebral e até mesmo por infecção oportunista por Herpes Zoster, entre...
tracking img