Resumo do livro psicoterapia breve

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Livro Psicoterapia Breve
O início do livro começa com uma apresentação, onde se é colocado por José Fonseca Filho que a origem do Livro Psicoterapia Breve, se deu a partir de um trabalho feito por Eduardo Ferreira Santos. O tema chamou atenção em nosso país, por parte da classe de psicólogos, devido ao fato de no Brasil os ambulatórios de psiquiatria permanecerem lotados de pacientessem atendimento psicoterápico.
Ainda na apresentação do livro, é colocado a importância e a necessidade de adaptação de técnicas psicoterápicas de longo curso em abordagens mais próximas a realidade social. Com essa adaptação o paciente passa a ser considerado quanto à sua comunidade e a família e a comunidade devem ser preparadas para integrar esse paciente a suas estruturas.
Posteriormente,é discutido nessa parte do livro a efetividade das psicoterapias breve e de longo curso e se chega a conclusão que o que deve ocorrer é a flexibilização da técnica de acordo com a necessidade do paciente.
Na introdução do livro, o autor colocar mais uma vez a necessidade de utilização da técnica de psicoterapia breve com pacientes de hospitais psiquiátricos. Através de suas observações pessoais oautor constata que a maioria dos pacientes dessas instituições recebem apenas tratamento medicamentoso e quando encaminhados a um processo psicoterápico passam muito tempo na fila de espera e quando conseguem aderir ao tratamento desistem devido por exemplo da dificuldade de locomoção. O autor constata ainda que o alongamento de um processo terapêutico em nível institucional pode provocartranstornos de ordem social e profissional dos pacientes , o que também favorecem a desistência. Um outro ponto observado pelo autor e que também traz a necessidade de uma intervenção breve com esses pacientes, é o fato de os estagiários dispõem apenas de dez a onze meses para desenvolver o processo terapêutico e ainda precisam lidar com a desistência de seus pacientes e com as dificuldades do mundomoderno.
Com a correria da vida moderna, o homem se sente ameaçado em sua intimidade pessoal e não encontra apoio e em caso de crise acaba procurando o refúgio em si mesmo. Segundo Moffatt(1982), a crise se manifesta pela invasão de uma experiência de paralisação da continuidade da vida e de repente as pessoas passam a se sentirem confusos e sozinhos e é nesse momento que a depressão pode seinstalar.
Para atender as necessidades da população moderna, os profissionais de saúde mental precisam atuar desde o nível social até o planejamento da técnica de atendimento dessa população. O profissional precisa conhecer essa demanda atual, mas no entanto ainda não é isso que acontece.
Finalizando a introdução o autor coloca o objetivo livro como sendo a apresentação da Psicoterapia Breve emum enfoque psicodramático como proposta de solução das situações de crise e que buscam por psicoterapia principalmente em instituições ambulatoriais.
No primeiro capitulo do livro se observa que as raízes da Psicoterapia Breve estão fortemente ligadas à psicologia psicodinâmica de Freud. Vários autores apontam Freud como pioneiro na utilização de psicoterapia de curta duração. Freud alcançousucessos com essa forma de psicoterapia, porém não estruturou como forma técnica.
Ferenczi se destacou em defender um modelo de psicoterapia de curta duração, era a chamada “Terapia Ativa”. Já Otto Rank mereceu papel de destaque na história da Psicoterapia Breve dando ênfase a “atuação em foco”. Franz Alexander propôs modificações na técnicas psicanalíticas que que vinha desenvolvendo, alterando onúmero e a frequência das sessões e dando ênfase ao presente em detrimento do passado do paciente. Wolberg e colaboradores através de um trabalho estatístico constaram que 81% de seus pacientes apresentavam recuperação ou melhora constante.
Ainda nesse primeiro capitulo são mostradas algumas publicações recentes a respeito da Psicoterapia Breve e a aplicação de desenvolvimento dessa forma de...
tracking img