Citações da apologia de socates - platão

3240 palavras 13 páginas
FACULDADE INTEGRADO.

_____________________________________________________________________________

CURSO: DIREITO 1º PERIODO B
DISCIPLINA: Filosofia Geral
PROFESSOR: Valdair da Silva.
ACADÊMICA: Jheniffer Baptista da Silva

CITAÇÕES:
• Apologia de Sócrates- Platão;
• O homem: Animal político;
• O mito da caverna.

Campo Mourão
Abril de 2012
Apologia de Sócrates – PLATÃO

1- “Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com < as palavras que me vieram à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa. Em verdade, nem conviria que eu, nesta idade, me apresentasse diante de vós, ó cidadãos, como um jovenzinho que estuda os seus discursos.”
(Apologia de Sócrates-Platão, páginas 3 e 4, parte I)
Nesta primeira parte onde Sócrates começa apresentando sua defesa, ele fala que não usara palavras difíceis, frases feitas e ensaiadas como as que Zeus usou. Ele dará a opinião dele, o que vier em sua mente e a sua boca, pois ele já esta certo da verdade e do que é justo.

2- “... esta a primeira vez que me apresento diante de um tribunal, e com mais de setenta anos de idade! Por isso, sou quase estranho ao modo de falar daqui.” (Apologia de Sócrates-Platão, página 4,parte I)
Aos 70 anos de idade ele nunca tinha ficado diante de um tribunal, esta foi a primeira vez, onde ele demonstra uma preocupação, e pede desculpas caso o modo que ele fale não seja o correto, pois pra ele aquela situação é estranha, mais ele faz um pedido de que só seja levado em consideração se o que ele falar for justo ou não, e não a forma que ele dirá isso.

3- “... são os primeiros, ó cidadãos, os quais tomando a maior parte de vós, desde crianças, vos persuadiam e me acusavam falsamente, dizendo-vos que há um tal

Relacionados