Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: GESTÃO E EMPREENDEDORISMO

GERÊNCIA E LIDERANÇA BASEADO
NO LIVRO O MONGE E O EXECUTIVO
E O FILME FOMOS HERÓIS







a) Diferença entre gerenciar e liderar

A diferença fundamental entre liderança e gerenciamento reside na qualidade dos relacionamentos em umadeterminada organização
Gerenciar é cuidar das coisas, dos processos, das atividades e do bom desempenho daquilo que precisa ser feito, isto é, garantir a execução das tarefas que estão sob a guarda de seu cargo. Sendo assim, quando você consegue finalizar um projeto dentro do prazo e com sucesso, é um gerente eficaz. O mesmo vale para as reuniões que são agendadas e nas quais distribui diferentesafazeres e uma semana depois consegue se certificar de que os trabalhos foram concluídos com êxito.

Liderar é priorizar as pessoas, a sua capacitação e a relação de trabalho com elas. Portanto, você lidera quando facilita um bom clima organizacional, preocupa-se com o bem-estar de todos e inspira os colaboradores a oferecerem o melhor de si para a companhia. Quando faz com que as pessoas nãotrabalhem apenas por dinheiro e vejam em você alguém no qual possam confiar.

Segundo Hunter, ele define liderança como sendo o oposto de gerência, dizendo que gerência é o que fazemos e Liderança é o que somos.

Exemplo do filme: O líder motiva e reconhece os seus subordinados sempre
elogiando, trazendo o feedback para os seus soldados, pautando os pontos fortes e fracos de cada um. E mesmoquando os soldados pensavam em desistir o líder sempre estava presente para motivar e incentivar.
O diferencial do líder do exército americano era a capacidade de estar envolvido na guerra, participando e arriscando a sua própria vida, ao contrário do Líder do Vietnã que apenas traçava estratégias que não o envolvia, pois não queria saber de enfrentar a guerra na pele.

Cena: quando o oficialidentifica um líder no seu companheiro de equipe, quando este manda toda sua equipe tirar as botas e as meias, olha para os pés machucados do companheiro e pede para que todos chequem os pés dos outros companheiros.

Cena: quando na formatura para ida ao “vale da sombra da morte” ele diz que não pode prometer que trará todos vivos para casa mas promete que quando estiverem no combate será oprimeiro a por os pés no campo de guerra e o último a sair dele e não deixará ninguém para trás morto ou vivo.

Cena: quando o general pede para o oficial voltar à base e ele se recusa a deixar os homens dele sozinhos no combate

b) Características do líder/liderança

Visionário: o líder se caracteriza pela sua visão em longo prazo, por se adiantar aos acontecimentos, por antecipar osproblemas e detectar oportunidades muito antes que os demais, é criativo e gosta ir à frente.
Pessoa de ação: o líder não se contenta com sonhar, o líder quer resultados.
Brilhante: o líder destaca sobre o resto da equipe, bem por sua inteligência, bem por seu espírito combativo, bem por a claridade de seus planejamentos, etc., ou provavelmente por uma combinação de tudo o anterior.
Coragem: o lídernão se derruba ante as dificuldades, as metas que propõe são difíceis, tem que convencer a muita gente, mas o líder não se desanima, está tão convencido da importância das mesmas que lutará por elas, uperando aqueles obstáculos que vão surgindo.O líder defende com determinação suas convicções.
Contagia entusiasmo: o líder consegue entusiasmar a sua equipe; Esta é uma das características fundamentaisdo líder, o saber contagiar seu entusiasmo, o conseguir que a equipe lhe siga, que compartilhe seus objetivos.
Grande comunicador: outra qualidade que caracteriza ao líder são seus dotes de bom comunicador, habilidade que permite “vender” sua visão, dar a conhecer seus planos de maneira sugestiva.
Convincente: o líder é persuasivo, sabe apresentar seus argumentos de forma que consegue ganhar...
tracking img