Cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CINEMA
Autores: Iasmim Cordeiro Lucena (lucenaiasmim@gmail.com)
Fernanda Kelly Martins da Silva Santos (fernanda_kelly_jp@hotmail.com)
Disciplina: Estética e Historia das Artes
Professora: Kaline Guedes



Resumo:

O presente artigo tem como objetivo contextualizar o cinemadesde sua origem até quando é considerada uma arte. Sob a forma de um ensaio teórico se utiliza de dados secundários referentes às primeiras fases do seu surgimento, bem como, de suas características. A reflexão se centra na evolução dessas fases e sobre a importância dos principais inventores dos aparelhos cinematográficos envolvidos neste processo. Apresenta levantamento de antecedenteshistóricos e finaliza com reflexões que compõem as considerações finais.

Palavras-chave: Cinema, História do Cinema, Arte.



Introdução

Falar da história do cinema é dar uma volta ao passado e ao mesmo tempo é tão presente que nos causa espanto, pois ultrapassa as fronteiras da nossa familiaridade, donosso cotidiano.
É importante salientar que há muito tempo já se pensava em cinema, sua história é tão longínqua que quando tentamos definir um marco inicial sempre encontraremos algo arbitrário. A humanidade sempre desejou o cinema, por isso se diz que ele é tão velho quanto à civilização que hoje somos descendentes. Vê-se que é um tema que abrange várias culturas e em temposcronológicos distintos. Portanto, é um tema amplo com muitas informações o que requer tempo de pesquisa e habilidade que vai muito além deste primeiro ensaio teórico que aqui se apresenta.



1. Contexto Histórico

1.1 Origens

É em plena revolução industrial, no final do século XIX, quesurgem meios tecnológicos possíveis para sua existência. A partir da criação da fotografia e de vários aparelhos projetores, baseados em experiências com a persistência retiniana e estudos sobre a decomposição dos movimentos em instantes, que possibilita a criação do aparelho cinematográfico. Segundo Costa (2010), não existiu um único inventor da maquina de fazer cinema e nem um único lugar queela aparece repentinamente. Mas os que ficaram mais famosos foram os irmãos Lumière ao inventarem o cinematografo em 1895, pois eram negociantes experientes, que souberam tornar seu invento conhecido no mundo todo e fazer do cinema uma atividade lucrativa. O cinematografo também teve sucesso devido ao seu design, muito mais leve e funcional. Esse aparelho foi considerado o primeiro a serrealmente qualificado de cinema. Porem é valido ressaltar que em outros lugares do mundo, também apareciam aparelhos cinematográficos. Ao mesmo tempo, nos EUA, Thomas A. Edison patenteou o quinetografo e o quinetoscópio e os irmãos Max e Emil Skladanowsky, o bioscópio, que foi apresentando ao publico em Berlim dois meses antes do cinematografo dos Lumière na França.
Contudo é aapresentação do cinematógrafo ao mundo que marca o início da história do cinema. A sua exibição para o publico, nos moldes que conhecemos hoje, foi em 28 de dezembro do mesmo ano, na cidade de Paris, França, no Grand Café. Nessa primeira sessão de cinema os irmãos exibiram 10 filmes com 40 a 50 segundos cada um. Foi um grande sucesso na França onde todos queriam ver a nova invenção. (COSTA, 2010;DALPIZZOLO, 2007 ). As figuras a seguir, apresentam o cinematógrafo e fotos dos irmãos Lumière.

Figura1. Cinematógrafo Fontehttp://www.google.com.br/search?q=Cinemat%C3%B3grafo&hl=pt-BR&biw=1093&bih=521&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=PK6hTpjLAqby0gGgocC5BA&ved=0CDIQsAQ)
Figura 2. Irmãos Lumière...
tracking img