O processo educativo e a metodologia de jesus cris-to

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Curso de Psicologia





O PROCESSO EDUCATIVO E A METODOLOGIA DE JESUS CRISTO






Daniele Sousa Silva

0613414-9









Fortaleza-CE

Setembro-2012

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH
Curso: Psicologia












Este trabalho é referente à disciplina de PsicologiaEducacional do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, UNIFOR, que tem como objetivo apresentar um estudo sobre a metodologia de ensino de Jesus Cristo.




















Fortaleza-CE

Setembro-2012

1- Introdução

O tema educação é um dos assuntos bastante discutidos na sociedade brasileira. O mesmo está presente na escola, e é claro que neste contexto não poderia ser diferente; Emdiversos cursos acadêmicos, tais como: pedagogia, psicologia, letras, direito, sociologia e filosofia; No meio religioso aonde se tem as chamadas “escolas dominicais” ou estudos bíblicos em determinadas igrejas evangélicas e na católica a catequese; Na política e nos programas de governos; No comércio e etc.
Então, pelo que vimos o assunto não é esquecido por nós, pois em muitos lugarespodemos ouvir sobre, porém será que os nossos mestres sabem realmente como promover um bom processo educativo? Em quem nossos mestres se baseiam para nos educar? Quais as metodologias utilizadas para instigar os alunos à aprendizagem? Nossos mestres são realmente Mestres da Educação?
Neste trabalho irei mencionar um dos educadores que há mais de dois mil anos esteve na terra e deixou um grandelegado sobre o processo de educar pessoas. O mesmo já foi considerado como O Mestre dos Mestres pelo famoso estudioso e escritor Augusto Cury devido a sua riqueza metodológica na arte de ensinar. Ele ainda foi denominado O Maior Psicólogo Que Já Existiu pelo autor Mark Baker devido à forma como ele impactava a vida das pessoas através de seus ensinamentos. E este é Jesus Cristo.
Jesus foi umhomem que deu origem ao cristianismo e morreu aos trinta e três anos de idade. Ele dedicou a sua vida, aqui, na terra para “cumprir seu chamado”: ensinar a palavra de Deus. No entanto, o objetivo deste estudo não é abordar e enfatizar as questões religiosas que envolvem este homem tão importante e que é presente até os dias atuais em, praticamente, todo o mundo.
Tentarei no desenvolvimentodeste trabalho falar um pouco sobre a Pedagogia de Jesus Cristo, pois educador é todo aquele que prepara o homem para a vida em geral, a compreender as relações. Também irei mostrar os motivos pelos quais ainda hoje, mesmo de forma inconsciente, existem vários adeptos de sua metodologia, porém a grande maioria nem imagina que está copiando as ideias deste homem.
2- Desenvolvimento
Com oobjetivo de contextualizar a história de Jesus irei fazer um breve relato sobre sua vida sem a pretensão de discutir as questões religiosas.
Conforme a Bíblia relata, mais especificamente no novo testamento, Jesus Cristo é filho de José e Maria e nasceu em Belém. O mesmo teve quatro irmãos e sua vida e seus ensinamentos foram alvos de grandes perseguições. Maria, namorada de José, era virgemquando Jesus foi gerado em seu ventre sob a luz do Espírito Santo e desde o anúncio de sua gravidez a mesma teve sua vida e a de seu filho, Jesus Cristo, bastante atormentada.
No entanto, os relatos cristãos contam que desde criança Jesus apresentou interesse pelo aprendizado tornando se uma criança especial. Ele passou sua infância e sua juventude em Nazaré na Galileia e o Evangelho de Lucasconta que aos 12 anos ele viajou com os pais de Nazaré a Jerusalém, para celebrar a Páscoa Judaica e neste evento Jesus sumiu dos olhos de seus pais e foi encontrado após três dias reunido e discutindo assuntos com os sacerdotes o que não era normal para uma criança em sua época, segundo Lucas 2:47 : "Todos que o ouviam se admiravam com sua inteligência.” E foram muitos os relatos que apresentam...
tracking img