Cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Cinema e Publicidade - História
Considerada como a sétima arte, o cinema move um mercado bilionário. Criado pelos Irmãos Lumière no fim do século XIX, foi só em 28 de dezembro de 1895, no subterrâneo do Grand Café, em Paris, que foi realizada a primeira exibição pública e paga de cinema: uma série de dez filmes, com duração de 40 a 50 segundos cada, já que os rolos de película tinham quinzemetros de comprimento. No Brasil a primeira exibição de cinema aconteceu em 8 de julho de 1896 no Rio de Janeiro. Um ano depois já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o “Salão de Novidades Paris”.
De lá pra cá, não é nem preciso citar Holywood e a enorme fama dos filmes norte-americanos. O que mudou também foi que a telona passou a ser usada para a exibição de publicidade, seja incorporada aofilme, seja antecedendo-os junto aos trailers. Hoje a industria cinematográfica fatura bilhões de dólares todos os anos. Bilhões esses, que retratam o sucesso das marcas e da publicidade na divulgação de material cinematográfico e na experienciação do consumidor ávido por salas de cinema modernas.
Para se ter uma ideia desse mercado, filmes como Titanic, O Senhor dos Anéis e o recenteAvatar,faturaram mais de 1 bilhão de dólares cada, durante as exibições nas telas do mundo todo. Com o cinema também surgem as inovações tecnológicas que carregam surpresas para os espectadores e também aumentam o preço do bilhete. Os filmes 3D, por exemplo, que só de 2009 para cá realmente emplacaram como uma alternativa viável e rentável para as produtoras, trouxeram uma enorme expectativa quanto àsmudanças da experiência cinematográfica. Avatar, que foi especialmente criado para a tecnologia 3D atraiu um público de quase 70 milhões de pessoas no mundo todo. Sua produção custou 500 milhões de dólares. Desses, 300 milhões foram para a produção do filme e os outros 200 milhões para sua campanha de divulgação (publicidade).
Em filmes como Eu Robô, Transformers,Minority Report, Náufrago e O Diabo VestePrada, não é nem preciso pensar muito para se recordar das cenas onde uma marca foi a verdadeira protagonista em alguns, minutos ou horas.
 As novas técnicas publicitárias em conjunto com as novas tecnologias, permitem que cada vez mais as marcas estejam presentes na experiência do cinema e que nós, espectadores, sejamos impactados e influenciados por essas, desde uma simples lembrança de marca,ou o desejo por algum produto.
Por que anunciar?
Muito além do escurinho no cinema...
 
Hoje para muitas pessoas ir ao cinema faz parte de um evento importante.
 E, a expectativa pelo início do filme concentra-se na atenção dos espectadores e a dirige exclusivamente aos comerciais sendo exibidos. 
É por essas e outras que comercializam desde mídia em tela até ações promocionais customizadasnas principais salas de cinema no Brasil.
Suas campanhas atingem um público qualificado que esta atento as linguagens e muito receptivo.  Ainda possibilita ações integradas e personalizadas, com alto índice de recall e dando oportunidade ao espectador de degustar uma experiência marcante, por isso, os complexos de cinema são verdadeiras plataformas de multimídia.
As vantagem de investir emmídia no cinema
Além de combinar características de outros meios, como a TV (imagem, som e movimentos), rádio (imaginação), mídia impressa (leitura, intelecto), mídia exterior (impacto), internet (concentração e foco), o cinema oferece: 
 
 - Possibilidade de segmentação demográfica e geográfica
- A alta qualidade do som eleva a percepção de mensagem publicitária
- Baixa dispersão. Número limitadode comerciais, resultado em maior percepção individual
- Contato direto com o público (consumidor)
- Alto índice de recall
- Público selecionado e formador de opinião
- Dados reais de público, cidade, complexo e filme.
Números que impressionam
 
O público brasileiro de cinema só cresce desde de 2008. Em 2012, esta marca teve um salto e alcançou mais de 147 milhões de espectadores,...
tracking img