Cinco processos rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Curso de Graduação em Administração – Diurno
Takeshi Yagiu Mariano

Remuneração e Benefícios

Remuneração diz respeito aos benefícios e o retorno financeiro que o colaborador recebe pela sua prestação de serviço. Tratando-se de recompensas, elas podem ser financeiras ou até não financeiras.
As remunerações financeiras podem ser classificadascomo tradicional e variável. A remuneração tradicional trata-se da maneira mais utilizada pelas empresas, que é a remuneração por cargos, onde o montante é baseado nas atividades e responsabilidades dos cargos. Este modelo de remuneração é apoiado por modelos burocráticos de gestão.
A remuneração variável, como o próprio nome já diz, é variável, ou seja, depende de fatores como habilidades ecompetências. Relativo às habilidades, ela se refere aos conhecimentos, as aptidões pessoais e a aplicação prática do conhecimento do colaborador. Sua vantagem é a criação de colaboradores aptos a ocupar diversos cargos, o que permitindo que determinado colaborador possa suprir a ausência de outro colaborador. Mas a desvantagem seria o custo, pois este modelo demanda grande treinamento.
Remuneraçãopor competências diz respeito a trabalhos inovadores e criativos, o qual demanda que o colaborador possua uma amálgama de habilidades, qualidades específicas, comportamentos e conhecimentos relevantes para a empresa. Apresenta como vantagem a flexibilidade e a recompensa ao desenvolvimento. Já como desvantagem apresenta a dificuldade de se mensurar tal valor.
Em relação aos benefícios, que tambémé chamado de remuneração financeira indireta, pode ser dividio em compulsórios e opcionais. O primeiro trata-se de dos benefícios que a empresa é obrigada a pagar para seus colaboradores devido à legislação vigente. Pode se apontar como exemplo o décimo terceiro salário, férias, seguro-desemprego, licença maternidade ou paternidade e auxílio doença.
Finalizando então, os benefícios opcionais,também chamado de benefícios espontâneos, tratam-se daqueles oferecidos por vontade própria pela empresa, como por exemplo plano de saúde, auxílio creche, seguro de vida, assistência médica, transporte, cesta básica e plano de previdência. A disponibilização de tais benefícios opcionais culmina em vantagens para a empresa, podendo ser estes financeiros, como o abatimento no imposto pago pela empresa,ou até produtivos, pois tal atitude motiva os funcionários, aumentando seu bem-estar perante a empresa.

Desligamento

Desligamento trata-se de um tema delicado. Quando mal feita, resultará em danos desastrosos para ambos os lados, tanto para o ex-colaborador quanto para a empresa. No mundo empresarial, a demissão é algo inevitável. Mas tem que se entender que ela é algo que não vem do nada,trata-se última alternativa para manter o funcionamento almejado pela empresa.
Por ser a última alternativa, logicamente existem outras maneiras que não essa para tentar alcançar as metas estipuladas pela empresa. Ao invés de demitir o colaborador, caso ele apresente resultados insatisfatórios, pode-se optar por transferi-lo de cargo ou até área, dando outra oportunidade para o colaborador eevitando despesas oriundas do desligamento.
Mas, caso não funcione, não resta outra alternativa a não ser substituir o colaborador. Algo que deve ser feito com muita seriedade e ponderação. Há recomendações para tal ato, exemplificando, que seja feito em local reservado, previamente preparado para tal ocasião, contando com o sigilo acerca do acontecido, e quesitos como compreensão e paciênciatambém são essenciais. Por último, após a retirada do ex-colaborador, é necessário que se converse com a equipe remanescente para que compreendam o fato acontecido, evitando suposições acerca da conduta ou produtividade do ex-colaborador.

Planejamento de Recursos Humanos

Planejamento de recursos humanos diz respeito ao processo de mensuração de recursos humanos necessários para se alcançar...
tracking img