Plauto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLAUTO – SUA VIDA



L. Titus Maccius Plautus, adotou os nomes de "Mácio", um tradicional personagem, similar a um palhaço, comum nas farsas populares e "Plauto" um termo que pode significar "pé-chato" ou "orelha-chata”. Não há uma data correta sobre seu nascimento e falecimento, há estudiosos que defendem a data de 230-180 ou 184 a.C. e outros 254-184 a.C.; Sua cidade natal é Sárcina,Umbria, região central da Itália (veja mapa abaixo):

[pic]

De acordo com o Dicionário de Literatura Clássica, Plauto era carpinteiro de teatro e também trabalhava num moinho de trigo e em suas horas vagas escrevia suas peças para ganhar um pouco a mais; em outros escritos, há quem defenda a hipótese de que Plauto trabalhava no moinho como se fosse um escravo, para pagar dívidas contraídas; epara finalizar há versões que quando jovem era ator e ganhou muito dinheiro a ponto de investir tudo em comércio marítimo, mas perdeu tudo e para sobreviver exerceu trabalhos humildes.



UM POUCO DE HISTÓRIA



Durante a existência de Plauto a forma de governo de Roma era a República que foi de 509 a. C. a 27 a. C.. A plebe participava diretamente da administração do Estado de Roma. Plebeuslutaram para alcançar seus objetivos ao longo de duzentos anos; Uma das conquistas que valia muito para os romanos foi a abolição da escravatura por dívidas.

Em 272 a. C., Roma conquistou toda a Península Itálica; os escravos eram trazidos do Oriente e do Ocidente e se tornaram a principal mão-de-obra, mas em Roma acontecera algo diferente e único comparando-a com a Grécia, foi a combinaçãode Latifúndio e a Escravidão, com um número muito grande de pessoas escravas.

Os plebeus que não pereciam na guerra, quando voltavam não tinham emprego, migravam para a cidade e continuavam sem emprego, (pois como mencionado no parágrafo acima, a mão-de-obra era escrava), colocando-se a disposição dos ricos, onde pela manhã buscavam mantimentos e dinheiro e depois iam comprar trigo que o Estadodistribuía a preços baixos.

A política adotada foi “panem et circenses”, ou seja, oferecia o trigo e os espetáculos circenses para manter o controle da plebe. Assim Roma beneficiava apenas a nobreza, enriquecendo-nas mais e mais.

Após as guerras púnicas, o povo grego, seus costumes influenciaram diretamente os romanos. Roma era uma civilização inferior à Grécia.

O teatro, o drama e oconto foram introduzidos em Roma pelos gregos; o latim também ficou rico após essa influência. Os romanos buscavam sua fonte de inspiração quanto à literatura junto aos gregos.



OBRA

Ainda há discordância entre o número de obras que Plauto escrevera. Mas foi entre cem e cento e trinta obras, sendo que Varro (116-27a. C.), classificou uma lista com vinte e uma obras autênticas.

“Acomédia foi introduzida em Roma por Lívio, cultivada por Névio, terá sua expressão máxima em Plauto”.

Suas peças são adaptações das obras gregas, mas tinham diferenças, como por exemplo, introduziam detalhes da vida e do ambiente dos romanos, além do conhecimento que ele tinha da classe humilde e média de Roma. Suas peças eram escritas para atingir o público menos letrado e os freqüentadores dosfestivais romanos.

Em suas comédias, o diálogo (diverbium) ocupa somente cerca de um terço e a parte cantada (cantica), cerca de dois terços, uma espécie de comédia musical.

Alguns exemplos da variedade de títulos e variedade de gêneros:

*tragicomédia – AMPHITRUO

*comédia de caracteres – AULULARIA, MILES GLORIOSUS

*comédia de intriga e de costumes – BACCHIDES, MERCATOR,MOSTELLARIA, PSEUDOLUS

*comédias dramáticas – CAPTIUI, RUDENS

*comédia de enganos – MAENECHMI

*comédia de farsas – ASSINARIA, PERSA



A seguir as 21 obras plautianas:

1) AMPHITRUO, onde Júpiter toma os traços fisionômicos de Anfitrião, general tebano, e Mercúrio, os do escravo dele, chamado Sósia, causando uma série de mal-entendidos cômicos quando os verdadeiros Anfitrião e Sósia...
tracking img