Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Surgiu (História e Definição):

Capelania não é um termo moderno. É nome dado aos serviços religiosos prestados por oficiais treinados e teve origem nas Forças Armadas do Exército em 1776. Conta-se que na França, um oficial Sgt. Martinho ao encontrar um homem abandonado na rua debaixo de chuva e frio, cortou sua Capa e o cobriu num ato de solidariedade, humanismo, caridade, ajuda e amor aopróximo. Ao morrer, esta capa foi levada como uma relíquia para a Igreja para ser venerada. Esta igreja recebeu o nome de "Igreja da Capa". Daí as derivações Capela, Capelão e Capelania. Capelão é um "eclesiástico" que conduz atos religiosos em conexão a uma Igreja, Associação Religiosa, Capela ou Ministério Religioso. É um "agente clerical" que realiza serviços religiosos em castelos, colégios,embaixadas, instituições, órgãos políticos, prisões, funerárias, hospitais, quartéis, navios, aviões, casas, igrejas, empresas, clubes, associações, etc... recomendado pela entidade que o credenciou. Capelão também é um pastor, um ministro, um sacerdote, um padre ou um rabino, servindo na capacidade religiosa adquirida. Capelão é um "ganhador de almas" através de estratégias particulares dadaspelo Espírito Santo utilizando a Palavra de Deus, orando, testemunhando, aconselhando, ajudando e providenciando o bem estar do próximo produzindo "cura espiritual" a todos. Capelão aceita as pessoas pecadoras com problemas sem discriminação como elas são, e reconhece que Deus também as ama e aceita, mas recusa deixá-las como elas estão. Capelão entende e sabe como falar nos ambientes dramáticosconhecendo bem o "chão que pisa" não ignorando a relação entre fé, cura e alívio. Capelão é um "ser humano" que cresce, aprende, arrisca sua vida para servir e dar Glória a Deus. Ele responde ao "Chamado de Deus" para
ser um testemunho vivo de servo entre homens, mulheres, crianças, jovens, adultos e velhos.

O que é capelania?
É o exercício da função extra pastoral que visa à assistênciaespiritual, enfocando a pessoa do Senhor Jesus Cristo no contexto do Reino de Deus e não apenas de um grupo religioso. É levar a fé, a esperança e o amor (I Co 13:13); é aperfeiçoar sua fé com as obras (Tg 2:22); é ser ovelha de Jesus (Mt 25:35-36); é uma visão Bíblica.

I Co 13:13 Portanto agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor.
Porém a maior delas é o amor.

Tg 2:22 Veja côosua fé e suas ações agiram juntas. Por meio de suas ações, a sua fé se tornou completa.

Mt 25:35-36 Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram;estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar.

Capelania Prisional
Por que Capelania Prisional? 
Acapelania prisional atua nos presidios. Hebreus 13:3 "Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus tratos,como se,com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados".
     Somos impulsionados pelo amor ágape. Nossa missão parte de cumprir esse versículo acima, sem restrições, sem hesitar. E nosso tempo consiste em levar a Palavra que liberta a trincheira final, onde oinimigo leva a vida humana a situação mais degradante. Não importam as circunstâncias, tampouco o delito cometido. O que conta realmente, é que o Senhor Jesus está conosco no cárcere, e ama muito a cada uma daquelas vidas.
     Não temos como dimensionar o quão lindo e emocionante é constatar como a Palavra do nosso Deus toca aquelas vidas, e sermos instrumentos do Senhor para esta ação, é o quenos faz sentir o quanto é importante a Igreja adentrar o sistema penitenciário. Nisto reside todo nosso trabalho; uma missão irrevogável, insubstituível e que não se pode protelar. Pequenos como somos, necessitamos da direção do Espírito Santo, e do sangue precioso de Jesus Cristo nos revestindo de autoridade, para cumprirmos o nosso labor sem hesitar.
Capelão Escolar

É um ministro religioso...
tracking img