Cientifico fmi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUÇÃO PROFISSIONAL EURICO DE AGUIAR SALLES

Ensino Médio

Ana Gabriella Ribeiro

Lisandra Malanquini

Larissa Cavalcanti

Dariane Brunhara

Isabela Frigini











FMI























LINHARES
2012














Ana Gabriella Ribeiro

Lisandra Malanquini

Larissa Cavalcante

Dariane Brunhara

IsabelaFrigini








FMI


Trabalho de apresentação da disciplina de Geografia como requisito para obtenção de melhoria no aprendizado e notas livres, orientado pelo Prof. Fabiana.












LINHARES
2012



RESUMO



Trata-se de um trabalho de Geografia – 3° ano do ensino médio. A idéia surgiu a partir da reflexão que tivemos emaprofunda-se no assunto. Nesse sentido, foi pensado em melhorar as explicações, que através do mesmo poderíamos intender tudo sobre o assunto. O FMI tem como seu objetivo evitar que as desvalorizações cambiais desequilibrem em relações comerciais e financeiras entre os países membro, além de auxiliar esses países quando estiverem em dificuldades econômicas. Daí, a importância do FMI, onde esteproporcionará a seus países membros medidas que possam evitar o colapso econômico ou a perda do controle e impedir que esses problemas internos afetem o comercio internacional.
SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO 5

2 FMI 6

1.

2.

1.

1. Objetivo Geral 7

2. Objetivos Específicos 7

3. Divida Externa Brasileira 7/8

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIAS 10


1 INTRODUÇÃO

OFMI se auto-proclama como uma organização de 185 países, trabalhando por uma cooperação monetária global, assegurar estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis de emprego e desenvolvimento econômico sustentável, além de reduzir a pobreza.2. FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) surgiu na Conferência de Bretton Woods nos EUA com o intuito de garantir estabilidade ao comércio internacional através de apoio técnico (treinamento, capacitação), e ajuda financeira aos seus países membros (181 atualmente), além de favorecer a cooperação entre os mesmos.

Criado em 1945 juntamente com o BIRD (Banco Internacional deReconstrução e Desenvolvimento, o Banco Mundial), o FMI é um fundo que conta com os investimentos dos países membros que são representados pela Assembléia de Governadores composta por um representante titular e um alterno de cada país.
Entretanto o voto é bastante concentrado, apenas 5 países desenvolvidos detêm 39% dos votos, sendo que os EUA possuem poder de veto sobre qualquer decisão demudanças no estatuto do Fundo visto que para qualquer alteração deve-se ter uma maioria de 85%.
O Brasil, por exemplo, foi um dos membros fundadores do FMI e detém apenas 1,40% dos votos, menos do que a Bélgica com 1,43% que tem uma população muito menor. Todos os países em desenvolvimento juntos somam cerca de 40% do total de votos apenas. Os países da África, por exemplo, possuem poderde decisão quase nulo.


































1.
2.
1.
1. Objetivo Geral:
• Promover a cooperação monetária internacional.

• Expandir e desenvolver equilibradamente o comércio internacional.

• Promover estabilidade cambial, mantendo a disciplina do câmbio entre seus membros e evitando depreciaçõescompetitivas.

• Auxiliar no estabelecimento de um sistema multilateral de pagamentos de transações correntes entre seus membros, assim como na eliminação das restrições cambiais que dificultam o desenvolvimento do comércio mundial.

• Colocar recursos a disposição de seus membros, facultando-lhes corrigir desajustes no balanço de pagamentos, sem utilização de medidas comprometedoras de sua...
tracking img