Agricultua em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A agricultura deve representar um papel decisivo no desenvolvimento económico de qualquer pais. Deve ser parte importante das exportações do pais, bem como contribuir para os seus índices empregabilidade.
No geral, a agricultura divide-se em pecuária (criação de gado, tal como bovinos, suínos, etc…) e agricultura propriamente dita (conjunto de técnicas utilizadas para cultivarplantas com o objectivo de obter alimentos). Estas duas vertentes devem ser apostas estratégicas em qualquer nação desenvolvida. Devem contribuir para o desenvolvimento do Pais, através da melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos (oferecendo alimentos de qualidade e com preços mais competitivos) e, ao mesmo tempo, garantindo a sua sustentabilidade económica.
Para atingir o objectivoproposto, primeiramente importa perceber qual a razão para a agricultura estar a contribuir tão pouco para o desenvolvimento de Portugal.
Com o intuito de atingir o objectivo a que se propõe, este estudo começa por responder às seguintes questões através de um estudo quantitativo, mais propriamente, uma pesquisa documental baseada em fontes internas e externas.
1) IMPACTO DA ACRICULTURA NA ECONOMIANACIONAL
Esta questão, pretende apurar qual a importância da agricultura no PIB (produto interno bruto) do pais.
2) EMPRESAS EM PORTUGAL
Aqui, o objectivo é perceber qual a dimensão da aposta na agricultura em Portugal.
3) EMPREGABILIDADE
A terceira questão foca-se, sobretudo, em perceber quantos postos de trabalho existem, nesta área, actualmente.
4) DISTRIBUIÇÃO POR DISTRITO
A resposta àpergunta número quatro dir-nos-á quais as áreas mais exploradas, bem como aquelas que ainda que estão a ser subaproveitadas.
5) TIPO DE EMPRESAS
Esta pergunta vai-nos indicar quais os tipos de entidades predominantes no pais, a explorar a SAU (superfície agrícola utilizada).6) PRINCIPAIS PRODUTOS
A resposta à pergunta número seis, vai permitir entender quais os principais produtos produzidos e em quais o Pais, em geral, deveria apostar com mais intensidade.

7) PRINCIPAIS MERCADOS E DESTINO DOS PRODUTOS
A última questão, pretende saber quais os principais mercados que os produtos portugueses abastecem e em que são empregues essesprodutos.

Após resolvermos estas questões, e antes de responder à questão principal do estudo, devem ser apuradas as principais falhas do sector agrícola em Portugal.

No final deste trabalho, desejamos estar aptos a indicar alguns caminhos para que o sector agrícola, em Portugal, possa progredir e contribuir, de forma ainda mais decisiva para a melhoria das condições económicas do pais.

A)IMPACTO DA AGRICULTURA NA ECONOMIA NACIONAL
Portugal é uma das mais pequenas economias europeias,com um PIB de cerca de
122,9 mil milhões de euros em 2001, o que representa uma percentagem da
economia europeia ligeiramente inferior a 1,4%.
Tal como acontece com todos os países industrializados a importancia da agricultura na economia nacional tem sofrido um decrescimo significativo ao longo dosanos, mas continua a ser grande em comparação com os valores médios registados na UE.
A percentagem do sector no PIB nacional desceu mais de 3% entre 1988 e 2001,
tendo sido de 2,8% em 1999-2001.
Comparado com o valor acrescentado bruto global, o valor acrescentado da agricultura e bastante mais variavel.

A agricultura e o emprego primário baseado nos recursos naturais perderam importância,descendo de 21% da mão-de-obra, em 1988-90, para 10%, actualmente.
A relação entre o emprego agrícola e o PIB total tem sido negativa, pois o decréscimo do PIB tem sido acompanhado por uma desaceleração da taxa de decréscimo da mão-de-obra agrícola.

De uma maneira geral a produção total da agricultura portuguesa é das mais irregulares de toda a UE.

B) EMPRESAS EM PORTUGAL
Portugal...
tracking img