Estudo de caso - cardiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
0. INTRODUÇÃO

O Estudo de Caso que aqui se apresenta, surge no âmbito do 2º Curso de Enfermagem nas Urgências Cardiológicas, a decorrer no Instituto de Formação em Enfermagem, corrente ano de 2007.
O Estudo de Caso é um método de trabalho que permite ao profissional de saúde transcorrer pelo processo de enfermagem, este que não é mais do que “um método sistemático e organizado paraadministrar cuidados de Enfermagem individualizados de acordo com o princípio básico, de que cada pessoa ou um grupo de pessoas respondem de forma distinta perante uma alteração real ou potencial de saúde” (Alfaro, 1991), sendo este um método de estudo e conhecimento exaustivo de cada doente a quem são prestados cuidados.
A realização deste Estudo de Caso, tem como objectivo major a avaliaçãocurricular do curso, na medida em que constitui um dos parâmetros de avaliação. Para além deste, acrescentamos como objectivos específicos os seguintes:
(i) aprofundar conhecimentos sobre os cuidados de enfermagem ao doente com Síndrome Coronário Agudo, submetido a Cateterismo cardíaco diagnóstico;
(ii) adquirir e aprofundar conhecimentos teóricos sobre a patologia cardíaca;
(iii)desenvolver competências ao nível da nomenclatura da CIPE na prestação de cuidados de enfermagem a um doente.
A apresentação do caso em estudo será efectuada no ponto 1.
Estruturalmente, este trabalho é constituído pela presente introdução, pela apresentação do estudo de caso em questão, pelo enquadramento teórico onde abordamos sucintamente a Doença das Artérias Coronárias (DAC) quanto aosseus factores de risco, a sua fase aguda – Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM), Cateterismo Cardíaco e papel do enfermeiro nos cuidados à pessoa com EAM; pelo plano de cuidados destinado às primeiras 24 horas no serviço de Cardiologia, elaborado de acordo com a nomenclatura da CIPE, por uma conclusão final e pela bibliografia consultada.






1. APRESENTAÇÃO DO ESTUDO DE CASO

Estudo de Caso 7

“Homemde 50 anos, raça caucasiana, foi trazido ao Hospital pelo INEM por queixas de dor pré-cordial. O relatório da equipa que foi ao local refere ter encontrado uma vítima consciente, suada e pálida.
Há admissão na Urgência, apresenta diagnóstico de DAC. Fez Cateterismo Cardíaco diagnóstico, que revelou uma obstrução de 80% da descendente anterior. Deu entrada no serviço de Cardiologia com odiagnóstico principal de obstrução coronária, tendo como antecedentes pessoais hiperdislipidémia, hipertensão arterial, stress e vida sedentária.
Mantém dor pré-cordial inclusive em repouso, sudorese intensa e cansaço fácil. Apresenta-se consciente mas pouco colaborante, embora orientado no espaço e no tempo. Com pele integra e hidratada, com mucosas ligeiramente descoradas”.

Sinais Vitais
FC – 100 bpmTA – 170/89 mmHg
















2. ENQUADRAMENTO TEÓRICO

A realização do enquadramento teórico/ fundamentação deste estudo de caso, tem como objectivo explorar os seus aspectos mais significativos, de forma a permitir um conhecimento mais concreto da situação em estudo.

2.1. Doença das Artérias Coronárias

Doença das Artérias Coronárias é uma designação que se utiliza em diferentessituações, mas que em todas elas envolvem a obstrução do fluxo sanguíneo através das artérias coronárias. Etiologicamente a DAC pode ocorrer devido a aterosclerose, vasoespasmo coronário, trombose, dissecção e aneurismas. A sua incidência varia conforme situações patológicas concomitantes e comportamentos que fazem aumentar o risco da doença.


2.1.1. Factores de Risco

Os factores de riscosão hábitos ou características que tornam uma pessoa mais susceptível ao desenvolvimento de uma doença. Existem determinados factores que aumentam os riscos de vir a sofrer de doença cardíaca. Estes podem classificar-se, de acordo com a abordagem durante o curso em factores de risco inalteráveis e factores de risco modificáveis Major e Minor.
Os primeiros englobam a idade, sexo, raça,...
tracking img