Ciencias e seus metodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Trujillo Ferrari ciência tem por conceito o conhecimento de certo conjunto relacionado sobre o comportamento de algum fenômeno que se deseja estudar. E métodos, por sua vez, é o meio peloqual se alcança o objetivo. Então se conclui que metodologia cientifica é o conhecimento adquirido para realização de algo. Essas metodologias estão divididas em quatro categorias: método indutivo,dedutivo, hipotético-dedutivo e dialético. Cada um desses métodos tem suas características e leis.

METODO INDUTIVO

Conduz-nos apenas a conclusões prováveis. EX.: Os corvos 1, 2, 3 e 4 sãonegros (todos os corvos são negros).

* ETAPAS
Observação do fenômeno: descobrir o motivo pelo qual está acontecendo
Relação entre eles: comparar para descobrir a relação entre elesGeneralização da relação: generalização dos fatos semelhantes
* LEI
Na mesma circunstancia, a mesma causa produz o mesmo efeito.
* FORMAS
Completa ou formal (Aristóteles): Não são alguns casos, mastodos, sendo que cada um é comprovado pela experiência. EX.: audição, visão, olfato, paladar e tato são orgânicos,logo, toda parte sensitiva é orgânica.
Incompleta ou cientifica (criada por Galileu eaperfeiçoada por Francis Bacon): constatada por um numero significativo de caso, não todos. EX.: mercúrio, Vênus, terra, marte, júpiter, saturno, urano, netuno e plutão não tem brilho próprio; logotodos os planetas não têm brilho próprio. REGRA: devem ser experimentadas na quantidade necessária para que se possa afirmar ou negar algo; analisar as possibilidades de variação.

METODO DEDUTIVOARGUMENTOS

DEDUTIVO | INDUTIVO |
* Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira. * Toda informação já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas. | * Setodas as premissas são verdadeiras, a conclusão provavelmente é verdadeira, mas não necessariamente. * A conclusão não estava nem implicitamente nas premissas. |

“Os argumentos indutivos...
tracking img