Ciencia e pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |


Disciplina: Ciência e Pesquisa

Curso: Tec. Segurança Publica
Professor: Tade-Ane Amorim
Nome do aluno: Sonia Sueli Alves de Lima
Data:

Orientações:
▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
▪ Entregue aatividade no prazo estipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).





1 A partir do estudo sobre tipos de conhecimentos, contemplados no livro didático, leia com atenção o texto abaixo e elabore uma redação, de no mínimo 20 linhas, identificando quais conhecimentosrelacionam-se com o texto abaixo. No desenvolvimento da resposta aponte e comente duas características de cada conhecimento identificado. (3,0 pontos)
[pic]
Por toda a existência o homem vem acumulando conhecimentos desde seu nascimento, que são vitais e necessários para a sua sobrevivência, capacidade inerente ao ser humano. Caminho obrigatório, que se dá pelo convívio com seus semelhantes, por meio defontes, sensações, percepção, imaginação, memória, “... conhecer significa aprender o mundo através de esquemas já conhecidos, identificar no novo a permanência de algo já existente ou reconhecível”. (França, 2001:43)
O senso comum é o conhecimento que se baseia no nosso fazer cotidiano (tentativa e erro). Conhecimento adquirido, geralmente por meio da experiência. Produzido e adquirido porintuição, acidente ou observação causal, como também pelo resultado de um esforço deliberado para a solução de um problema. Sendo limitado não é sistemático, nem eficiente, não permitindo identificar conhecimentos complexos ou relações abstratas. É uma forma de conhecimento acrítica, não refletindo por si mesmo, e assistemática, pois não tem preocupações com uma sistematização e organização de idéiascoerentes. Não possui sofisticação, não problematizando a relação sujeito/objeto. É imediatista. Transmite-se de geração para geração informalmente, baseando-se na imitação e experiência pessoal, ou seja, usos e costumes. Sem questionamentos de sua validade, ajustando-se acriticamente a sociedade.
É o conhecimento compartilhado entre os sujeitos da relação social, é quando revela o homem comum. Nãonasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida, por meio de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. E por isso somos capazes de criar e transformar o conhecimento, aplicando o que aprendemos. Por isso somos diferentes.
Já no conhecimento cientifico, surgiu a necessidade de querer saber como as coisas aconteciam e nãopassivamente aceitá-las. O homem começou a entender o porquê das coisas. Bem usado é muito útil a humanidade, porem usado indevidamente pode vir a provocar grandes catástrofes para o ser humano e tudo ao seu redor.
O conhecimento científico é produzido pela investigação científica. Não busca apenas encontrar soluções para problemas da vida diárias, mas fornecer explicações sistematizadas, que possam sertestadas e criticadas através de provas empíricas. Inicia-se quando se descobre que os conhecimentos existentes, quer do senso comum, quer da ciência, são suficientes para clarificar os problemas surgidos. Obtendo-se enunciados, teorias, leis. É possível fazer predileções e construir um corpo de enunciados, ou novas leis e teorias, fundamentados na realidade, verdadeiras e impessoais, podendo sersubmetidas a testes de falseabilidade. Submetida a um exame critico, objetivo, perseguindo os erros, sendo reavaliada e aperfeiçoada constantemente, buscando e garantindo assim sua confiabilidade.
Por ter caráter objetivo, deseja ser independente dos gostos e das tendências pessoais. A positividade é outra característica, no sentido de uma plena aderência aos fatos e de uma absoluta submissão à...
tracking img