Ciencia e pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Ciência e Pesquisa
Curso: Administração de Empresas
Professor: Valdir Luiz Schwengber
Nome do aluno: Felipe Verlangieri Lessa
Data: 19/09/12


2) Para o desenvolvimento desta questão, realize a leitura do texto “O amor é uma falácia”, disponível no site(http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/amorfalacia.htm). São várias as possibilidades de leitura do texto “O amor é uma falácia”, evidentemente que aqui vamos perseguir o foco do conhecimento e da ciência, conteúdos das duas primeiras unidades do material didático. Nesta perspectiva, sugerimos que você leia o texto com atenção e numa sequência única, do início ao final.

a) O conhecimento pode ser entendido como o ato,o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e com ele estabelece uma ligação (Aranha e Martins, 1999). Considerando os indicativos do texto “O amor é uma falácia” elabore um conceito de conhecimento e destaque (sublinhe, negrite, marque...) no seu texto pelo menos 5 elementos retirados do texto.


Resposta) Um sujeito quando nasce, não tem conhecimento algum sobre assunto algum e aolongo da vida vai adquirindo conhecimento por intermédio de seus tutores e semelhantes. O conhecimento do senso comum é aquele que não surge do estudo sistemático da realidade ou método especifico, mas sim de historias e experiências passadas. “Não levemos Bill conosco ao piquenique. Toda vez que ele vai junto, começa a chover”. Esse caso é um exemplo claro de senso comum, onde todos sempre temalguma historia sobre algum outro caso parecido e fazem disso um conhecimento do senso comum, onde pessoas se identificam por essas experiências. O conhecimento religioso é o mais polemico, porque fundamenta-se na fé das pessoas, e isso não tem como se medir, uns tem mais e outros menos: “Se Deus pode fazer tudo, pode fazer uma pedra tão pesada que ele mesmo não conseguirá levantar” Se você fazessa pergunta a um ateu, ele primeiramente responderá que Deus nem existe e nem nunca existirá e já para um católico ele responderá que é claro que ele pode fazer e não carregar. É um assunto onde vários ângulos são discutidos e jamais chegarão em um senso comum. O conhecimento artístico é baseado na intuição, provoca as emoções, os sentimentos. “Um homem vai pedir emprego. Quando o patrão perguntaquais as suas qualificações, o homem responde que tem uma mulher e dois filhos em casa, que a mulher e aleijada, as crianças não tem o que comer, não tem o que vestir nem o que calçar, a casa não tem camas, não há carvão no porão e o inverno se aproxima.” Nesse trecho do texto nos deparamos com um homem que foi em busca de emprego e na entrevista buscou ferir a parte emocional do seu futuro patrão,trazendo a tona o conhecimento artístico, onde em vez de dizer suas qualidades, ele falou as razões de buscar aquele emprego e o quanto importante seria sua contratação. O conhecimento filosófico pode se opor a quatro atitudes mentais, o conhecimento ilusório, emoções, crença religiosa e êxtase místico. No texto tem uma dessas passagens que resume perfeitamente o conhecimento filosófico e estadiretamente ligado as emoções. E diz assim: “ Polly, eu te amo. Você é tudo no mundo pra mim, é a lua e a estrelas e as constelações no firmamento. For favor, minha querida, diga que será minha namorada, senão a minha vida não terá mais sentido. Enfraquecerei, recusarei comida, vagarei pelo mundo aos tropeções, um fantasma de olhos vazios.” Nessa frase, o sujeito demonstra suas emoções a suapretendente e espera uma reciproca resposta. O conhecimento cientifico é real, se prende aos fatos, se verifica na pratica, nas demonstrações e pela experimentação. “Muito bem - disse - você é uma lógica. Vamos olhar as coisas logicamente. Como pode preferir Petey Bellows Olhe para mim: um aluno brilhante, um intelectual formidável, um homem com futuro assegurado. E veja Petey: um maluco, um boa...
tracking img