Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos

Compreender como os diferentes sistemas - nervoso, endócrino e sensorial - se relacionam e como contribuem para a integração de informações no corpo humano.

Conteúdos
Sistemas: nervoso, endócrino e sensorial.

Ano
8º ano

Tempo estimado
Sete aulas

Material necessário
Imagens dos diferentes sistemas a serem estudados. (As imagens podem ser do livro didáticoutilizado ou da internet usando o Google imagens - www.google.com.br). Livros didáticos de Ciências e de Biologia disponíveis na escola. Cartolina, papel craft, papel sulfite A4, cola, tesoura, papel celofane e papéis coloridos, régua e lápis de cor. Se a escola possuir um laboratório de informática, os alunos poderão pesquisar imagens e textos relacionados ao tema.

Desenvolvimento

IntroduçãoO corpo humano funciona como uma máquina integrada, onde todos os sistemas e órgãos se relacionam direta ou indiretamente, com atividades que se complementam. Para compreender melhor essas relações estudaremos, nesta sequência didática, os sistemas: endócrino, sensorial e nervoso.

1ª aula
Comece a aula levantando informações sobre o que os alunos sabem a respeito dos diferentes sistemas docorpo humano. Com as respostas, monte na lousa um quadro com as informações fornecidas pela turma. Pergunte se sabem quais órgãos compõe cada sistema, quais as suas funções e como estão relacionados entre si. Estimule os alunos a darem respostas às questões e a avaliarem as respostas dadas pelos colegas, complementado-as. Faça anotações para usar como base da discussão na aula seguinte.

Emseguida, apresente à moçada imagens dos sistemas endócrino, sensorial e nervoso para que os alunos confirmem os órgãos que os compõem e anotem no caderno.

2ª aula
Comece a aula com as imagens dos diferentes sistemas e peça que os alunos, divididos em grupos, pesquisem informações sobre eles nos livros didáticos de ciências e biologia disponíveis na escola e nos sites relacionados ao final destasequência didática. Peça que a turma responda as seguintes questões:

- Quais os órgãos que compõem este sistema?
- Onde ele se localiza no corpo humano?
- Quais as suas principais funções?
- Qual a relação entre os sistemas pesquisados?

Peça que anotem as respostas em folha de sulfite e entreguem ao final da aula.

3ª aula
Converse com os alunos sobre as pesquisas que realizarame suas respostas, e avalie com eles as informações encontradas, sistematizando-as e relacionando-as com as imagens dos diferentes sistemas, e com as hipóteses apresentadas na sondagem da 1ª aula. A sistematização pode ser na lousa colocando os diferentes sistemas, os órgãos que os compõem, suas funções e suas relações. Se preferir, monte o quadro em papel craft, ao invés da lousa.

Divida osalunos em grupos (trios ou quartetos) e proponha uma pesquisa mais aprofundada sobre uma parte de um dos sistemas. Sugira os temas abaixo e deixe os alunos escolham os que mais lhes interessam: Hipófise e tireóide - funções, disfunções e relações, pâncreas e supra renais - funções, disfunções e relações, testículos e ovários - funções, disfunções e relações, tato - funções, disfunções e relações,audição - funções, disfunções e relações, visão - funções, disfunções e relações, paladar - funções, disfunções e relações , olfato - funções, disfunções e relações, sistema nervoso central - funções, disfunções e relações, sistema nervoso periférico - funções, disfunções e relações, nervos cranianos - funções, disfunções e relações e sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático - funções,disfunções e relações.

Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre o tema do grupo individualmente em casa, e explique que irão trabalhar a pesquisa na próxima aula, com o objetivo de montar um seminário para apresentar para a classe. Peça que a moçada traga as fontes da pesquisa por escrito. Caso não exista a possibilidade da realização da pesquisa em casa, o professor pode usar uma ou duas...
tracking img