Ciclo reprodutivo em felinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo Reprodutivo em Felinos

Gatas são animais poliéstricos estacionais. Isto significa que seu cio depende da época do ano, geralmente na mais quente (estacional, de estação ) e que tem vários períodos de cio nestas épocas ( poliéstrica ).
A gata e ovuladora induzida, ou seja, somente ovula após a monta, se após a montaocorrer outro cio, então e o sinal de que não ouve fecundação.
Sabe-se quando a fêmea está para entrar no cio, ou já está nele, quando ela se esfrega demais nas coisas enas pessoas , e fica rolando no chão, fica mais carinhosa, começa a urinar mais, e as vezes urina em jatos para demarcar território, como os machos. Ela “chama” omacho, entorta a coluna com o rabo para cima, desvia a cauda para um dos lados, abaixa - se sobre os membros anteriores, dá passos rápidos com os membros posteriores emostra desejo de cruzar. Pode haver perda de apetite.
O cio pode tem normalmete intervalos de 6 semana, com duração de 5 a 14 dias para dias longos e mais quentes, e de1 a 6 dias para dias frios e mais curtos(o que normalmente não ocorre). Raças de pelo longo são menos governadas pela duração do dia do que as gatas de pelo curto(incluindo aí os gatos “vira latas”).
A gestação dura em media 63 dias e pode variar de 58 a 72 dias, e a lactação dura entre 6 e 8 semanas, e o primeiro cio ocorreaproximadamente 8 dias após o desmame.
O primeiro cio ocorre aproximadamente após o animal atingir 2 a 2,5 kg, aproximadamente aos 7 meses, já nos machos ocorre apósatingirem 3,5kg normalmente aos 9 meses.


Referencias:
http://www.homeopatiaveterinaria.com.br/cio.htm
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/1744227-gato-ciclo-cio/
tracking img