Ciclo pdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo PDCA
Também conhecido como Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming, é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas do mundo todo. Tal sistema foi criado por Walter A. Shewhart eamplamente divulgado por Willian E. Deming e , assim como a filosofia Kaizen , tem como foco principal a melhoria contínua.
O Ciclo PDCA tem como estágio inicial o planejamento da ação, em seguida tudo oque foi planejado é executado, gerando posteriormente, a necessidade de checagem constante dessas ações implementadas. Com base nesta análise e comparação das com aquilo que foi planejado, o gestorcomeça então a implantar medidas para a correção das falhas que sugiram no processo ou produto. As etapas do PDCA consistem em :
P = Plan (planejamento) : Nesta etapa, o gestor deve estabelecer metase/ou identificar os elementos causadores do problema que impede o alcance das metas esperadas. É preciso analisar os fatores que influenciam este problema, bem como identificar as suas possíveis causas.Ao final, o gestor precisa definir um plano de ação eficiente. D = Do (fazer, execução): Aqui é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação. C =Check (checagem, verificação) : Após planejar e por em prática, o gestor precisa monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados,confrontando-os com o planejado, com objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios específicos. A = Act (ação): Nesta etapa é precisotomar as providências estipuladas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Se necessário, o gestor deve traçar novos planos de ação para melhoria da qualidade do procedimento, visando sempre acorreção máxima de falhas e o aprimoramento dos processos da empresa.
É importante lembrar que como ele é verdadeiramente um ciclo, e por isso deve “girar” constantemente, não tem um fim obrigatório...
tracking img