Ciclo pdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 5
1. - TEMA 5
2. - PROBLEMA 5
1.3 - HIPÓTESE 5

2-REFERÊNCIAL TEÓRICO 6
2.1 - GESTÃO DA QUALIDADE 6
2.2 - CONTROLE TOTAL DA QUALIDADE 6
2.3 - CICLO PDCA 7

3- ANÁLISE DOS RESULTADOS 103.1 - ESTUDO DE CASO 10

4- CONCLUSÃO 12

5- BIBLIOGRAFIA 13









INTRODUÇÃO

O trabalho visa apresentar detalhes sobre a implementação do ciclo PDCA nasorganizações, de que forma pode influenciar diretamente na melhoria de processos e serviços, de modo a ser aplicado para alcance dos objetivos em relação à qualidade da organização.


1.1 - TEMA

O CLICLO PDCA COMO FERRAMENTA NO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE


1.2 - PROBLEMA

- De que forma o ciclo PDCA pode ser aplicado para atingir os resultados dentro de um sistema de gestão de qualidade?

1.3- HIPÓTESE

- Através da implementação do ciclo PDCA nas organizações, foi visto que as mesmas obtiveram um nível de gestão superior, onde as não conformidades puderam ser trabalhadas de forma a alcançar a otimização de seus resultados dentro do sistema de gestão de qualidade.



REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 - GESTÃO DA QUALIDADE
Mc Gregor ( apud FALCONI, p 23, 2004) afirma que“gerenciar é essencialmente resolver problemas”
Para a ISO 9001:2000 (apud CARPINETTI, MIGUEL E GEROLAMO, 2009, p 6) “qualidade é grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”

2.2 - CONTROLE TOTAL DA QUALIDADE - TQC
De acordo com Falconi (2004, p15)
O controle total é o controle exercido por todas as pessoas da empresa, de formaharmônica e metódica. Já a qualidade total é o verdadeiro objetivo de qualquer organização humana: Satisfação das necessidades de todas as pessoas, logo TQC é o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas.

Como esclarece Falconi (2004 p. 25)
Praticar o controle da qualidade é eliminar a causa fundamental dos problemas doprocesso ou sistema. E tem como objetivos: eliminar a causa fundamental dos problemas do tipo “desvio da rotina” ou “dispersão” e eliminar as causas fundamentais dos problemas do tipo “melhoria da rotina”. [...] A garantia da qualidade é atingida com a prática incessante do controle da qualidade. O controle da qualidade é praticado por todos por meio do “Gerenciamento da Rotina do Trabalho Diário”.Já para Juran (1990 apud CARPINETTI, MIGUEL E GEROLAMO, 2009, p 9)
A Gestão da Qualidade Total ou TQM - Total Quality Management - É o sistema de atividades dirigidas para atingir clientes satisfeitos (delighted), empregados com responsabilidade e autoridade (empowered), maior faturamento e menor custo”.

Falconi (2004, p 16) diz que “hoje são necessários métodos quepossam ser utilizados por todos em direção aos objetivos de sobrevivência da empresa. Estes métodos dever ser aprendidos e praticados por todos”.


Como esclarece Falconi (2004, p 29)
O controle de processos consta de três ações fundamentais: Estabelecimento da diretriz de controle (planejamento); manutenção do nível de controle; alteração da diretriz de controle...
tracking img