Decroly

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Vida e Obra
Ovide Decroly nasceu em 1871, em Renaix, na Bélgica. Filho do industrial Jean-Baptiste Etienne Decroly e da professora de música Jean-Baptiste Etienne Decroly. Os primeiros anos da sua vida foram passados no meio de um grande jardim onde o pai o iniciou nos trabalhos manuais. Na escola não teve dificuldade de aprendizado mas apresentou alguns problemas de disciplina que lherenderam expulsões de algumas escolas. Recusava-se a freqüentar as aulas de catecismo. Mais tarde preconizaria um modelo de ensino não-autoritário e não-religioso.
Era um estudioso das realidades do mundo, foi um naturalista muito expressivo no seu tempo e a influência destas ideologias repercutiram-se na sua atuação profissional e na sua obra durante toda a sua vida.
A música e a medicina eramfortes inclinações de Decroly e muito influenciaram o seu pensamento e personalidade.
Iniciou sua vida acadêmica cursando Ciências Biológicas.
Em seguida formou-se em medicina e doutorou-se pela Universidade de Gand (1896). Depois estudou em Berlim e Paris (1897), especializando-se em neurologia.
Retornou para a Bélgica em 1898 e casou-se com Agnes Guisset com quem teve três filhos.
Desde oinicio de seus estudos acadêmicos se interessou pelos casos de crianças com alguma espécie de deficiência mental. Tal interesse o levou a atuar também na área educacional e a desenvolver a criação de uma disciplina denominada pedotecnia a qual se baseava nos estudos das atividades pedagógicas coordenadas ao conhecimento da evolução física e mental das crianças.
Em 1907, aceitou a direção da“École d'Ermitage” que abrigava meninos com uma infância irregular. Baseado em conclusões extraídas de seus estudos sobre a educação de excepcionais, aplicou sua metodologia ao ensino de crianças normais e fez com que tal instituição se tornasse célebre em toda a Europa como exemplo da Escola Nova. Serviu de espaço de experimentação para o próprio Decroly. A partir de então, viajou pela Europa e pelaAmérica, fazendo contatos com diversos educadores, entre eles o norte-americano John Dewey (1859-1952).
Em 1912, foi nomeado Professor de psicologia da Universidade de Bruxelas e, em 1915, também fundou e presidiu a “Foyer des orphelins”. Também foi um dos fundadores do “Cofondateur de la Ferme-Ecole” de Waterloo (1924).
Em 1930, teve um enfarte e dois anos depois faleceu em 12 de setembro, nosjardins do Institut des Estropiés da Province de Brabant, em Bruxelas, onde era co-diretor.
O método desenvolvido por Decroly foi fundamentado na conciliação de teorias psicológicas e educativas aplicadas na prática educacional.
Dedicou-se a experimentar uma escola centrada no aluno, e não no professor, e que preparasse as crianças para viver em sociedade, em vez de simplesmente fornecer a elasconhecimentos destinados a sua formação profissional.
Foi um dos precursores do método ativo, fundamentado na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender.
Alguns de seus pensamentos estão bem vivos nas salas de aula e coincidem com propostas pedagógicas difundidas atualmente. É o caso da idéia de globalização de conhecimentos — que inclui o chamadométodo global de alfabetização — e dos centros de interesse.
Decroly escreveu mais de 400 livros, mas nunca sistematizou seu método por escrito, por julgá-lo em construção permanente, uma vez que pois a sua prática a cada dia impunha à sua teoria correções e aperfeiçoamentos, por isso ao estudarmos o método Decroly não encontraremos uma teoria acabada e completa, que esteja exposta de formasistemática e desenvolvida pelo autor.
Seus mais importantes livros foram:
Vers l'école rénovée (1921), La Méthode Decroly (1922), Fonction de globalisation (1923), Évolution de l'affectivité (1927) e Developpement du langage (1930).

1 – Contextualização histórica
Decroly nasceu em 1871 e cresceu em um ambiente que era fruto das transformações ocorridas no começo da Idade Contemporânea....
tracking img