Ciclo operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Getúlio S. Dowsley e Célia Vieira Dowsley o ciclo operacional é todo o processo operacional de geração de dinheiro em dinheiro numa empresa industrial. Este ciclo numa empresa, tambémdenominada de ciclo de caixa pode ser de curto ou longo prazo e pode ser definido pela dimensão da empresa. Dentro desse ciclo está o conceito de capital de giro que é constituído por bens e direitos quepodem rapidamente serem transformados em dinheiro.
Com isso todos os recebimentos ou pagamentos que acontecem no ciclo operacional são da operação.
Para melhor exemplificação, os autores apresentam umaequação de como funciona o ciclo operacional:

Compra de matérias-primas

Contratação de pessoal

CAIXA E BANCOS

TÍTULOS A RECEBER
ALMOXARIFADO DE PRODUTOS ACABADOS

ALMOXARIFADO DEMATÉRIAS-PRIMAS

Produção

Vendas a crédito

Vendas à vista

Recebimento de vendas



Em contrapartida, Masakazu hoje escreve em sua obra Administração funcional orçamentária, que o ciclooperacional de uma empresa industrial é iniciado com a compra de matéria-prima e encerra-se com o recebimento das vendas assim, o ciclo operacional ( ou fluxo operacional) é separdo em três: fluxooperacional, o fluxo econômico e o fluxo financeiro.
O fluxo operacional inicia-se com a aquisição de matéria-prima e encerra-se com o recebimento da venda.
O fluxo econômico inicia-se com a aquisição dematéria-prima e encerra-se com a venda do produto acabado sendo ainda alimentado com as ocorrências geradas para a compra de matéria-prima e outros insumos caso seja necessário, adicionando ainda nestaconta gastos decorrentes das operações após o recebimento da venda.
O fluxo financeiro se inicia com o primeiro desembolso e só acaba com a execução de quitação subseqüente a todos esses eventos.Gerando assim os regime de competência e regime de caixa que por sua vez vai medir o resultado econômico (lucro “superávit” ou prejuízo “déficit”) gerado pelo capital investido. O fluxo de caixa...
tracking img