Cibercultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIBERCULTURA
É uma forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base microeletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática. A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando epopularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo. Este termo se relaciona diretamente com a dinâmica política, antropo-social, econômica e filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita. A cibercultura é oestabelecimento de uma relação íntima entre as novas formas sociais surgidas na década de 60 (a sociedade pós-moderna) e as novas tecnologias digitais. Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc. provam que aCibercultura está presente na vida cotidiana de cada indivíduo.
A Cibercultura decisivamente encontra sua face no computador, nas suas requisições e possibilidades. Comparado com outras inovações técnicas, o computador é uma máquina com produtos inteligentes. Ele está focado na informação, no conhecimento. Quando ligado às redes digitais, o computador permite que as pessoas troquem todo tipo demensagens entre indivíduos ou no interior de grupos, participem de conferências eletrônicas sobre milhares de temas diferentes, tenha acesso às informações públicas contidas nos computadores que participam da rede, disponham da força de cálculo de máquinas situadas a milhares de quilômetros, construam juntos mundos virtuais puramente lúdicos – ou mais sérios, constituam uns para os outros uma imensaenciclopédia viva, desenvolvam projetos públicos, amizades, cooperações. Isso tudo sem excluir aqueles que encontram nesse ambiente o lugar propicio para propagar o ódio e a enganação (Lévy 1998:12).
A natureza dessa cultura é essencialmente heterogênea. Usuários acessam o sistema de todas as partes do mundo, e, dentro dos limites das compatibilidades linguísticas, interagem com pessoas deculturas sobre as quais, para muitos, não haverá provavelmente outro meio direto de conhecimento. Por isso mesmo, é também uma cultura descentralizada, reticulada, baseadas em módulos autônomos. Materializa-se em estruturas de informações que veiculam signos imateriais, quer dizer feitos de luzes e bytes, signos evanescentes, voláteis, mais recuperáveis a qualquer instante. A Cibercultura é o resultadoda multiplicação da massa pela velocidade diz kerckhove (1997 a: 176-178)
Enquanto as televisões e os rádios nos trazem noticias e informação em massa de todo o mundo, as tecnologias sondadoras, como o telefone ou as redes de computadores, permitem-nos ir instantaneamente a qualquer ponto e interagir com esse ponto. Essa é a qualidade da profundidade, a possibilidade de tocar aquele ponto e terum efeito demonstrável sobre ele através das nossas extensões eletrônicas. Já não nos conectamos com superfícies. Estamos mesmo tentando penetrar o impenetrável: a tela do vídeo. Expressão literal da cibercultura é a florescente indústria de maquinas de realidade virtual que nos permitem entrar na tela do vídeo e do computador e sondar a interminável profundidade da criatividade humana na ciência,arte e tecnologia.
Cumpre ainda notar que a cibercultura não se dinamiza apenas quando usuários ligam o computador. O Ciberespaço e a cultura que ele gera não se limitam ao Desktop. Aliás, essa forma atual do computador é ainda grosseira e devera passar por processos ininterruptos de transformação. A fonte fundamental da Cibercultura está no microprocessador. O primeiro microprocessador surgiu...
tracking img