Artigo - impactos ambientais do turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTOS AMBIENTAIS DA ATIVIDADE TURÍSTICA:
PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.







VIANA, Rudmar Maciel.




Resumo

Este artigo aborda o planejamento turístico e educação ambiental como base para atender as premissas do desenvolvimento sustentável. A preocupação com o meio ambiente tem tomado grandes repercussões nas últimas décadas, As comunidades e o governo estão àresponsabilidade de prover ações de correção e garantir o uso racional dos recursos naturais. Educar e Planejar são bases que vários autores usam para defender o meio em que vivemos, minimizando os impactos negativos, inserindo uma consciência ecológica, preservando o meio natural, e, guando ao planejar gerir estudos e ferramentas que possam auxiliar o desenvolvimento da atividade turística quepossa ser rentável e promotor da equidade.
Portanto, a educação ambiental, junto ao planejamento, é uma fusão necessária e de grande valia para alcançar a solução atual para os impactos e degradação do meio ambiente o “Desenvolvimento Sustentável”.

Palavras - chave: Educação ambiental. Planejamento turístico, Desenvolvimento Sustentável.


INTRODUÇÃO


O presente artigo tem a intenção demostrar que através do planejamento e educação ambiental o turismo pode minimizar os impactos gerados pela atividade turística no meio ambiente, aumentando a rentabilidade socioeconômica e preservando sua identidade cultural da localidade acarretando numa qualidade de vida melhor para a comunidade local.
A ação antrópica, acaba sendo bastante predatória. E a mais eficiente ação para a conservação,é a conscientização ambiental e o planejamento turístico, minimizando os impactos negativos do setor. Diante exposto no SNUC- Sistema Nacional de Unidades de Conservação no art. 2 caput XI entende-se por “uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributosecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável”. (SNUC, 2000, p.1)
A Preservação ambiental passa pela educação ambiental da população local e dos turistas para se conscientizarem do mal que estão causando ao meio ambiente e se sensibilizarem modificando assim suas atitudes. Aos gestores, cabem incluir nos planejamentos e ações que possam contribuir para a conservação dessas áreas.Valentine apud Wearing e Neil (2001, p. 8) afirma que: “[...] A conservação de áreas naturais e o manejo dos recursos sustentáveis são, portanto, essenciais para o planejamento, o desenvolvimento e o gerenciamento [...]”.
O meio ambiente é de suma importância para a sobrevivência da humanidade, pois esta deve proteger o meio natural antes que esses recursos se esgotem, para isso um fator essencial é adisseminação da conscientização ecológica nos indivíduos. Planejamento e estudos dos impactos ligados à educação ambiental é a base para ter um produto turístico que não degrada o meio ambiente.


DESENVOLVIMENTO

1. Fundamentação Teórica

Com o crescimento das sociedades organizadas, e o avanço industrial que acarretou a expansão do capitalismo, e com a democratização dos meios detransporte, o turismo mudou de escala e passou a ser um grande interventor nos ecossistemas. Como defende Dias (2003, p. 14) “Podemos afirmar que o turismo moderno é filho legítimo da Revolução Industrial, desta herdou o racionalismo capitalista de consumir os recursos naturais para obtenção de renda”.
A humanidade vem se tornado cada vez mais consumista, e as pressões sobre os recursos naturais, vemocasionando a extinção de vários exemplares da fauna e flora, alterando ciclos, e causados danos em todo o sistema da biodiversidade e da própria humanidade. Entretanto, a população vem tomando consciência ecológica e buscando reverter essa crise ecológica, o foco atual é o turismo sustentável, que integra preocupações económicas, ambientais e socioculturais. O Fundo Mundial para a vida...
tracking img