Cibercultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição: cibercultura.

As grandes etapas históricas da humanidade constituem-se das diversas relações de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas técnicas/tecnologias desenvolvidas num determinado período de tempo. Esses movimentos influenciam/determinam mudanças substanciais em grandes áreas do conhecimento humano, a saber: Política, Economia, Filosofia, Educação, Direito,Sociologia, entre outras. Na Contemporaneidade, ou Pós-modernidade - a etapa história em que vivemos atualmente -, esse movimento é chamado de cibercultura.
Neste sentido, cibercultura é a cultura da atualidade, caracterizada pelas relações entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas. Tais novas tecnologias surgiram na década de 70 com o desenvolvimento dainformática, popularizou-se nos anos 80 através dos computadores pessoas (informática de massa) e consolidou-se completamente nos 90 com o surgimento das tecnologias digitais e a popularização da Internet.
O francês Pierre Lévy, um dos principais pensadores do assunto na atualidade, considera que a “cibercultura expressa uma mutação fundamental da própria essência da cultura” (LÉVY, 1999, p.247) e a define do seguinte modo:
Quanto ao neologismo “cibercultura”, especifica aqui o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço. (LÉVY, 1999, p. 17).
Assim, cibercultura é tudo o que está em rede (ou ciberespaço, segundo Lévy), e a rede está em todosos lugares e é cada vez mais móvel. Portanto, não é apenas um fenômeno tecnológico, mas é um processo complexo suportado pela tecnologia e que promove, cada vez mais e mais definitivamente, alterações profundas nas dinâmicas sócio-culturais. Ela altera os processos de comunicação, de produção, de criação e de circulação de bens e serviços.

Definição: conhecimento coletivo.

Oconhecimento coletivo é um dos produtos da cibercultura e é possibilitado pela crescente disponibilização de informações de todas as áreas do conhecimento humano na rede (e através dela), permitindo que um número cada vez maior de pessoas tenham acesso a esses saberes (acadêmicos e não-acadêmicos) e possam interagir, positiva ou negativamente, podendo promover assim um desenvolvimento mais rápido desseconhecimento. Em outras palavras, é o conhecimento posto à disposição da sociedade no ciberespaço e se desenvolvendo coletivamente. Segundo Lévy (1999, p. 172):
O uso crescente das tecnologias digitais e das redes de comunicação interativa acompanha e amplifica uma profunda mutação na relação com o saber. Ao prolongar terminadas capacidades cognitivas humanas (memória, imaginação, percepção), astecnologias intelectuais com suporte digital redefinem seu alcance, seu significado, e algumas vezes até mesmo sua natureza.
Assim, “as novas possibilidades de criação coletiva distribuída, aprendizagem cooperativa e colaboração em rede” (LÉVY, 1999, p. 172) não apenas sustentam o conhecimento coletivo, mas promovem o desenvolvimento de uma inteligência coletiva. Por outro lado, Lévy(1999, p. 30) também considera que:
[...] a inteligência coletiva que favorece a cibercultura é ao mesmo tempo um veneno para aqueles que dela não participam (e ninguém pode participar completamente dela, de tão vasta e multiforme que é) e um remédio para aqueles que mergulham em seus turbilhões e conseguem controlar a própria deriva no meio de suas correntes.

A construção do conhecimentocoletivo.


A construção do conhecimento coletivo se dá: a) sobre o suporte facilitador das novas tecnologias de armazenamento, recuperação e compartilhamento de todos os tipos/formatos de dados (texto, imagem, som etc); e b) pela interação individual e coletiva de usuários de vários níveis sócio-econômico-culturais. De acordo com Lévy (1999, p. 131), ela é “praticada sobretudo on-line...
tracking img