Choque toxico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Síndrome do choque tóxico (SCT) é uma rara mas potencialmente fatal doença causada por uma toxina bacteriana. Diferentes toxinas bacterianas podem causar a síndrome do choque tóxico, dependendo da situação. Os agentes causativos são as bactérias Gram-positivas Staphylococcus aureus (mais freqüentemente) e Streptococcus pyogenes. O primeiro surto detectado ocorreu na região metropilitana da cidadeamericana de Minneapolis, posteriormente outros casos foram documentados em diversas regiões dos Estados Unidos. O Center of Disease Control (CDC) de Atlanta foi quem elucidou o caso. A causa da SCT era o acúmulo de menorréia em absorventes internos que utilizavam fibras sintéticas e produtos químicos que ampliavam a absorção e propiciavam a replicação de agentes bacterianos, a época do caso S.aureus. Anos mais tarde os fabricantes voltaram a utilizar fibras de algodão e cessaram com o acréscimo de produtos químicos.
Sintomas * Temperatura corporal> 38.9 °C (102.02 °F)
* Pressão sangüínea sistólica <90 mmHg * Eritroderma intenso, erupção difusa, branqueamento com descamação subseqüente, especialmente das palmas e solas dos pés
* Envolvimento de três ou mais sistemas: *Sistema gastrointestinal (vômito, diarréia) * Hiperemia da membrana mucosa (vaginal, oral, conjuntival)
* Falência renal
* Inflamação hepática (AST, ALT> 2x normal) * Trombocitopenia (conta de plaquetas <100,000 / mm³) * Envolvimento do SNC (confusão sem qualquer achado neurológico focal)
Síndrome do Choque Tóxico Publicado em 22 de maio de 2010 | 6 comentários 
Share 
Descrição:http://farm4.static.flickr.com/3411/4625962820_e6370f7108_o.jpg
Toda mulher precisa ter informações sobre a Síndrome do Choque Tóxico (SCT) e depois de levantarem esta questão no outro texto a respeito dos Coletores Menstruais achei que seria válido trazer o assunto para ser abordado aqui.
A síndrome do Choque Tóxico é uma doença grave que pode levar a morte. Ela é causada por uma bacteria que seencontra em algumas regiões do corpo como nariz, axilas, vagina e em algumas pessoas ela pode se manter presente porém inativa. Ela pode aparecer por diversos motivos desde picadas de insetos até queimaduras mas na maioria das vezes acometem mulheres em idade fértil, principalmente as que usam absorventes internos sem precauções.
Isto acontece por que algumas mulhres utilizam os absorventes internospor longos periodos, quando o fluxo não está muito forte, ficam com ele por mais de oito  horas. A bactéria causadora da Síndrome do Choque Tóxico pode se alojar no absorvente interno e com o ambiente propício dentro do corpo e por período prolongado pode causar um grande dano. Outra questão é que alguns dos absorventes internos, principalmente aqueles de “alta absorção” podem causar algunsferimentos microscópicos na vagina transmitindo a infecção para o sangue.
Alguns sintomas da STC são: vômitos, diarréia, febre, tontura, desmaio, manchas nas mãos e pés, dor de garganta… dentre outros.
Apesar de não ser uma doença comum, a Síndrome do Choque Tóxico mata e pode ser evitada. Veja algumas dicas:
* Não durma com o absorvente interno;
* Alterne o uso de absroventes internos eexternos;
* Não utilize um absorvente interno por mais de 5 horas;
* Opte por absorventes internos de baixa absorção.
Características clínicas | Síndrome do choque tóxico (TSS) é caracterizada por início súbito de febre, calafrios, vômitos, diarréia, dores musculares e erupção cutânea. Ele pode rapidamente progredir para hipotensão grave e intratável e disfunção multissistêmica.Descamação,principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés podem ocorrer 1-2 semanas após o início da doença. |
Agente etiológico | Normalmente exotoxina produzir linhagens de Staphylococcus aureus, uma bactéria. |
Incidência | Nos Estados Unidos, a incidência anual é 1-2/100, 000 mulheres entre 15-44 anos de idade (vigilância ativa última feita em 1987). |
Seqüelas | 5% dos casos são fatais. |...
tracking img