Ceva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Produção
1 - Aluno:
RA:
2 - Organização:
3 - Período: 02 de fevereiro a 30 de junho de 2009
4 - Referência: Produção
Uma boa gestão de processos passa invariavelmente por um bom sistema de medição e controle dos mesmos, sendo que uma base consistente de dados gera boa visão do negócio, maior segurança operacional e decisões maisassertivas. Um sistema abrangente de medição , aliado a uma eficiente ferramenta de gestão pode trazer resultados positivos e consistentes a um processo produtivo. Durante o estágio foi constatado o funcionamento do sistema de medição de eficiência OPE – Overall Process Effectiveness – em uma linha de produção de cerveja engarrafada, sua implantação, as dificuldades encontradas , os benefícios e também asua evolução com a aplicação da ferramenta TPM – Total Productive Mantenance - como modelo de gestão da produtividade desta linha, com o objetivo principal de reduzir perdas.
Também acompanhamos todo o processo produtivo desde o recebimento da matéria-prima até o produto final colocado no caminhão para chegar até o consumidor final.








4.1 - A Organização
A FEMSA CervejaBrasil unidade Araraquara é considerada de grande porte com capacidade de produção da planta de 240 000 Hectolitros de cerveja.
A Unidade de Araraquara teve o seu início das atividades em 30 de junho de 1996 e mantêm hoje um quadro com 126 funcionários diretos entre as áreas de Fabricação, Logística, Envasamento, Administrativa e Coordenação.
A FEMSA opera com sistema todoautomatizado tanto na área de fabrico como de envase de cerveja. Na área de envase opera com equipamentos de tecnologia alemã e italiana. Dentre o portifólio de produtos da empresa, podemos citar a Sol Pilsen, Kaiser Pilsen, Summer Draft, Kaiser Gold, Xingu, Bavária Premium, Bavária Pilsen, Bavária Sem Álcool, Heineken, Kaiser Bock, Sol Premiun e Dos Esquis.
A Femsa está comprometida com tais valorese para isso criou programas sociais que geram benefícios para a comunidade e melhoram a qualidade de vida dos cidadãos.
O Grupo FEMSA conduz seus negócios tendo como missão satisfazer e agradar com excelência o consumidor de bebidas com uma visão de dobrar o valor do negócio a cada cinco anos, pagar uma renda atrativa aos investidores e liderança nos negócios em suas respectivas indústrias.Os principais clientes externos que FEMSA atende atualmente são: CBI – Companhia Bebidas Ipiranga S/A; SPAIPA – Indústria Bebidas S/A; REBIC – Refrescos Bandeirantes Ltda; BRASAL – Refrigerantes Ltda; SPAL – Refrigerantes Minas Gerais S/A; DIXER – Refrigerantes Ltda; RENOSA – Refrigerante Noroeste; URSA – Uberlândia Refrigerantes Ltda.
Os principais concorrentes da Femsa são: comoprincipal concorrente é a Companhia de Bebidas América – AMBEV. Empresa criada em julho de 1999 entre a fusão da Antártica e a Brahma; Cervejarias Schincariol; Cervejarias Petrópolis que compõe a Cristal e Itaipava.
Com relação aos fornecedores, a FEMSA se resguarda na divulgação de tais informações por considerar sigilosa, pois tem um impacto significativo na qualidade de seus produtos.Organograma da unidade de Araraquara




















4.2 - Área da administração: Produção
A função produção exerce papel primordial em três papéis dentro de qualquer organização:
• Apóia a estratégia de organização, desenvolvendo os recursos de produção, de maneira a torná-las apropriadas, seja qual for à estratégia escolhida.
• Implanta as estratégiasorganizacionais, assegurando o funcionamento na pratica da estratégia adotada pela empresa.
• Como líder da estratégia, significando que a função produção deve fornecer a organização todos aspectos de desempenho que ela necessita, a fim de atingir seus objetivos em longo prazo.
As responsabilidades do gerente de produção é a de administrar algum ou todos os recursos envolvidos pela função...
tracking img