Mezanino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mezaninos Estruturados em Aço
1. Introdução
Devido ao seu alto grau de industrialização, as estruturas de aço oferecem inúmeras vantagens tanto na construção de edificações de grande porte, comerciais ou industriais, como para obras menores, tais como mezaninos.
Usados normalmente como estruturas internas de edificações já existentes, os mezaninos requerem que os elementos constituintes desuas estruturas sejam peças leves, de fácil e rápida montagem, e que permitam uma obra livre de poeira e entulhos (em muitos casos, são executadas em espaços comerciais sem que haja interrupção das atividades). Desse modo, tornou-se bastante comum a utilização de vigas e pilares de aço compondo a estrutura principal e painéis de madeira no piso.
Os elementos estruturais de aço podem ser dos maisdiversos tipos e formas. Este artigo tem como objetivo de fornecer recomendações para o desenvolvimento de projetos de estruturas de mezaninos utilizando os Perfis Laminados da Gerdau. Disponíveis para pronta entrega na rede de distribuição, em ampla variedade de bitolas, os Perfis Gerdau Açominas oferecem flexibilidade para os projetos, permitem a realização de estruturas leves e de altíssimaeficiência estrutural, com rapidez, qualidade e competitividade.
As recomendações aqui inseridas para definição de estruturas de mezaninos baseiam-se nas boas técnicas de engenharia e devem ser utilizadas em projetos como simples referência. Para efetiva execução, os projetos requerem a intervenção de um responsável técnico; profissional qualificado tanto para o cálculo como para a especificação dosmateriais e do processo construtivo.
2. Definição

Mezanino para efeito das disposições do COE (Código de Obras e Edificações), é o pavimento intermediário entre dois andares, que pode ocupar área máxima entre 1/3 (um terço) e ½ (metade) da área do piso da loja, dependendo da legislação vigente de cada município. O mezanino não é considerado na área total da edificação.
Para o caso de shoppings,a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), que congrega os empreendedores do ramo, não define nenhum padrão dimensional com relação às lojas satélites e âncoras. Cada shopping Center pode ter seu próprio padrão, normalmente definido em função do melhor aproveitamento de área.
É fácil imaginar a importância da adaptalidade da estruturas nessas situações bem como sua necessáriapré-fabricação, o que ratifica a utilização do aço como escolha natural.
3. Cargas atuantes
As cargas atuantes em uma edificação são normalmente definidas com base em normas técnicas. Essas normas fixam as condições para determinação dos valores das cargas que devem ser consideradas no projeto das estruturas para qualquer que for o destino, salvo os casos previstos em normas especiais.
Nelas, as cargassão classificadas em permanentes e acidentais. As cargas permanentes são as representadas pelo peso próprio de todos os elementos da construção permanentemente suportados pela estrutura tais como: pisos, paredes fixas, estrutura propriamente, forros, escadas, revestimentos, acabamentos, elementos fixos e instalações. Cargas acidentais são todas aquelas que atuam sobre a edificação em função deseu uso, estipuladas para cada fim de utilização, que consideram, normalmente o peso das pessoas, objetos e materiais estocados.
Em edificações onde é permitida a construção de mezaninos em seus pavimentos, as cargas oriundas destes são consideradas como carga de utilização, ou seja, fazem parte da parcela de cargas acidentais previstas no projeto das estruturas que irão recebê-los.
Nessecontexto, a escolha dos materiais que compõem o mezanino é de grande importância, pois ela influência não só o dimensionamento dos elementos estruturais do mezanino, como define também o limite das cargas de utilização no plano do mezanino. Estas, somadas com o peso próprio de todos os elementos não poderão ultrapassar os limites estabelecidos no projeto da edificação.
Devem-se utilizar as seguintes...
tracking img