Ceticismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ceticismo
O ceticismo é um corrente de pensamento filosófico que defende a ideia da impossibilidade do conhecimento de qualquer verdade esta filosofia rejeita qualquer tipo de dogma (afirmaçãoconsiderada verdadeira sem comprovação). De acordo com os céticos, todo conhecimento é relativo, pois depende da realidade da pessoa que o possui e das condições do objeto que está sendo analisado. Como acultura (regras, leis, costumes, visões e mundo, crenças) muda em cada período histórico, os defensores do ceticismo acreditam ser impossível estabelecer o que é real e irreal ou correto e incorreto.Logo, os céticos defendem a ideia de assumir uma postura de neutralidade em todas as questões, não fazendo julgamentos. Assim, o cético defende a indiferença total.

O Estoicismo

que aconselha aindiferença e o desprezo pelos males físicos e morais. 2. Rigidez de princípios morais. 3. Austeridade.
O estoicismo propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferençaem relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio obedece à lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo.

Epicurismo

Epicuro propunha uma vida de contínuoprazer como chave para a felicidade, esse era o objetivo de seus ensinamentos morais. Para Epicuro, a presença do prazer era sinônimo de ausência de dor, ou de qualquer tipo de aflição: a fome, aabstenção sexual, o aborrecimento, etc.

O que é helenismo?

Todas as escolas helenísticas trazem certa herança socrática ao admitir que os homens estão submersos na miséria, na angústia e no mal,porque estão na ignorância; o mal não está nas coisas, mas no juízo de valor que os homens atribuem a elas. Disso decorre uma exigência: que os homens cuidem de mudar radicalmente seus juízos de valor eseu modo de pensar e ser. E isso só é possível mediante a paz interior e a tranquilidade da alma.
Para a filosofia, contudo, o helenismo marcou o surgimento de um novo período: a filosofia...
tracking img