Drive optico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO DE PLACA MÃE

A placa mãe é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador entre si, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros.
As placas-mãe mais antigas trabalhavam com tecnologia conhecida com SDR SDRAM e a DDR, atualmente o padrão mais usado é o DDR2, mas em breve se tornarão obsoletas, dandolugar as memórias DDR3.
Com relação à capacidade de instalação de memória RAM nas placas-mãe mais antigas chegavam a 32 MiB ou 64 MiB, entretanto hoje não é difícil achar micros com módulos de memória com 1 GiB ou 2 GiB, podendo chegar em algumas placas para servidor a 128 GiB (embora essas placas sejam muito raras, a possibilidade existe). A placa-mãe é, certamente, um dos componentes maisimportantes do computador e também um dos que menos trazem novidades em termos de design. Isso era uma verdade até a ASUS lançar a Sabertooth P67 (Dentes de Sabre P67), que apresenta uma “armadura” inspirada no preto e verde militar, sem apelar para a camuflagem.
Chamada de “Thermal Armor”, a skin de plástico promete ajudar no resfriamento dos componentes em determinadas circunstâncias, melhorando odesempenho geral durante o uso. A cobertura permite canalizar o fluxo de ar pela placa, aumentando a circulação inclusive para os componentes mais periféricos.
A "Thermal Armor" da Sabertooth traz um estilo distinto para as placas-mãe, porém sem perder em qualidade dos componentes. Além disso, ela não atrapalha a manutenção, uma vez que permite acesso a todas as portas e sockets sem grandesproblemas.



LINK: http://www.tecmundo.com.br/placa-mae/9973-placa-mae-da-asus-traz-armadura-termica-que-ajuda-no-resfriamento-do-sistema.htm

DEFINIÇÃO SOBRE HD

O disco rígido ou HD (Hard Disk) é o dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, é possível guardar não só seus arquivos como também todos os dados do seu sistema operacional, sem o qual você nãoconseguiria utilizar o computador. Neste artigo, você verá alguns detalhes do funcionamento dos HDs e conhecerá alguns de seus recursos (como IDE, ATAPI, DMA, capacidade real, entre outros).



Características e funcionamento dos HDs
Surgimento
O disco rígido não é um dispositivo novo, mas sim uma tecnologia que evoluiu com o passar do tempo. Um dos primeiros HDs que se tem notícia é o IBM 305RAMAC. Disponibilizado no ano de 1956, era capaz de armazenar até 5 MB de dados (um avanço para a época) e possuía dimensões enormes: 14 x 8 polegadas. Seu preço também não era nada convidativo: o 305 RAMAC custava cerca de 30 mil dólares.

Com o passar dos anos, os HDs foram aumentando sua capacidade de armazenamento, ao mesmo tempo em que se tornaram menores, mais baratos e mais confiáveis.Apenas para ilustrar o quão "gigante" eram os primeiros modelos, a foto abaixo mostra um disco rígido utilizado pelo Metrô de São Paulo em seus primeiros anos. O dispositivo está em exposição no Centro de Controle Operacional da empresa:

Componentes de um HD
Para que você possa compreender o funcionamento básico dos discos rígidos, precisa conhecer seus principais componentes. Os tão mencionadosdiscos, na verdade, ficam guardados dentro de uma espécie de "caixa de metal". Essas caixas são seladas para evitar a entrada de material externo, pois até uma partícula de poeira pode danificar os discos, já que estes são bastante sensíveis. Isso significa que se você abrir seu disco rígido em um ambiente despreparado e sem o uso dos equipamentos e das técnicas apropriadas, as chances de vocêperdê-lo são extremamente grandes.
LINK: http://www.mxstudio.com.br/noticias/mxnews/pre-historico-o-primeiro-hd-em-1956/



DEFINIÇÃO DE MEMÓRIA RAN
Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.
A memória RAM é um...
tracking img