Cerveja artesanal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A partir do momento em que o homem passou a desenvolver o que hoje conhecemos como sociedade ou civilização, várias técnicas básicas foram descobertas e aprimoradas. O fogo e a fermentação foram as principais aliadas da raça humana durante todo o seu processo de amadurecimento e crescimento progressivo. Através do processo de fermentação de cereais, surgiu uma das primeirasbebidas inventadas pela humanidade: a cerveja. No entanto, não existe, entre os estudiosos, um consenso sobre datas exatas (MORADO, 2009).
Por ser tão antiga, a bebida passou por diversas etapas, diferentes níveis de desenvolvimento, escolha de ingredientes secundários e, até mesmo, de receita ou fabricação. O único ponto em comum entre todas as civilizações que cultuaram e ajudaram adisseminar a bebida foi o apreço e até mesmo respeito pela mesma (MORADO, 2009).
Mesmo existindo há milênios, a primeira cerveja a aportar em terras brasileiras veio junto com Maurício Nassau, no ano de 1637. Mas apenas em 1808 chega oficialmente, trazida pela realeza portuguesa, pois Dom João a apreciava de tal maneira que era praticamente impossível ficar sem consumi-la (SANTOS, 2005).Com a vinda dos portugueses, a variedade de produtos aumenta no mercado da colônia. Isso inclui cervejas importadas, muito diferentes do produto oferecido pelo povo local (SANTOS, 2005)
Um elemento curioso sobre as primeiras cervejas brasileiras é o nome dado a elas. Por possuírem um alto nível de gás carbônico – devido à alta fermentação que, por sua vez, é originada das altas temperaturasdo Brasil – foram apelidadas de Cerveja Marca Barbante. Era necessário amarrar as rolhas com barbantes para evitar que estourassem antes do momento desejado (SANTOS, 2005).
Aos poucos, o número de consumidores foi aumentando e a popularidade tomando grandes proporções. A industrialização foi muito importante para a padronização e para ampliar a capacidade de comercializá-la, frisando-se,no entanto, que o aumento das grandes cervejarias não afetou o espaço ocupado pelas pequenas e micro cervejarias. Essas vêm se destacando cada vez mais no mercado atual ao produzirem cervejas que são denominadas como artesanais (MELO, 2000).
Atualmente, existem muitas cervejarias desse tipo no Brasil. As marcas mais famosas são Baden-Baden (original de Campos do Jordão), a Colorado (originalde Ribeirão Preto) e a Eisenbahn (original de Blumenau). Sendo que em guias ou revistas, a existência de outras fábricas ou produtos comercializados no Brasil é evidenciada (CLEMENTE, 2009).
Partindo desses dados, o trabalho pretende dissertar de uma maneira mais profunda sobre a cerveja. Para atingir esse ponto, é vital explorar a história da cerveja, sua chegada no Brasil, seus tipos efamílias.
O modo correto de degustar a bebida também será abordado no desenvolvimento do trabalho, pois, é importante para avaliar a sua qualidade e verificar as propriedades do líquido.
Diante da exposição de todas essas informações, o trabalho volta-se para a questão da Cerveja Artesanal e muito do que engloba o produto. Desde a escolha dos ingredientes até o produto final, a bebidaé muito especial, delicada e feita com muita técnica.
A fim de tornar o trabalho ainda mais detalhado, cervejarias da região foram procuradas, mas, apenas uma foi encontrada e contatada: a Cervejaria Montana – situada no Guarujá.
Além das pesquisas de cunho histórico, foi realizada também pesquisa de campo através de questionários, aplicados em três momentos diferentes e compropósitos distintos.



2 JUSTIFICATIVA


O interesse pessoal dos alunos fez com que o tema, durante conversas, surgisse naturalmente e fosse aceito por todos, em um consenso. Outro fator decisivo para a escolha foi a crescente onda de interesse da sociedade sobre a cerveja, de uma maneira geral. Entretanto, não foi possível entender a aparente defasagem no conhecimento do produto e de...
tracking img