Celulase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EFEITO DA ADIÇÃO DE CELULASE EM RAÇÕES PARA FRANGO DE CORTE NO PERÍODO DE 1 A 42 DIAS.


















Jataí,
01/2012

Introdução

A celulose é o polissacarídeo mais abundante da natureza e o principal constituinte da maioria das paredes celulares, exceto de algumas sementes. Na maioria dos grãos de cereais o teor de celulose é em torno de 1 a 5%, mas pode chegar até10% no caso da aveia (Neumann, 2002).
Os animais monogástricos não possuem a capacidade enzimática de digerir celulose, arabinoxilano, beta-glucanos, pectinas, entre outros, chamados polissacarídeos não amiláceos. Bedford (1995), citado por FIGUEIREDO (1998). PENZ(1998)confirma que, além da baixa digestibilidade, esses polissacarídeos ou fibras não amiláceas representam um problema para osanimais, pois quando não digeridos aumentam a viscosidade do quimo intestinal, causando prejuízos no desempenho das aves, diminuindo a velocidade de passagem dos alimentos ao longo do trato digestivo, dificultando a ação das enzimas endógenas e interferindo na difusão ou transporte dos nutrientes.
De acordo com a sua finalidade, as enzimas usadas em rações para monogástricos podem se dividir emdois tipos: enzimas destinadas a complementar quantitativamente as próprias enzimas digestórias endógenas dos animais (proteases, amilases, lipases,celulases, etc.) e enzimas que esses animais não podem sintetizar (β-glucanases, pentosanases e α-galactosidades), pois o código genético dos monogástricos não dispõe da indicação para sua síntese (HENN, 2002).
Segundo ZANELLA (2001), existem 3 gruposde enzimas disponíveis no
mercado: 1) enzimas destinadas a alimentos com baixa viscosidade (milho, sorgo e soja); 2) enzimas destinadas a alimentos com alta viscosidade (trigo, triticale, aveia, cevada, farelo de arroz); 3) enzimas destinadas a degradar o ácido fítico dos grãos vegetais.
O milho e o farelo de soja são os ingredientes normalmente utilizados na alimentação das aves e apesar denão apresentarem níveis elevados de PNAs, a suplementação de enzimas na alimentação das aves com atuação na degradação destes polissacarídeos e outras atividades enzimáticas têm demonstrado melhoras na performance dos animais (SOUZA et al., 2008).
Deve-se considerar que o farelo de soja e a soja integral apresentam em sua composição constituintes totalmente ou parcialmente indigestíveis, comoos PNA (Polissacarídeos Não-Amiláceos), que apresentam 0% de digestibilidade quando avaliados com pintos (CANTOR, 1995). Esses polissacarídeos reduzem a ação das enzimas endógenas das aves, resultando em menor digestão e absorção de nutrientes (SOTO-SOLANOVA, 1996).
Considerando-se que o milho e farelo de soja são os principais cereais utilizados na ração animal, apresentando em sua estruturapolímeros não amiláceos, e sabe-se que os monogástricos não possuem enzimas necessárias para sua degradação, por isso será avaliado o efeito da enzima celulase sobre o desempenho de frango de corte, parâmetros sanguíneas, morfometria, biometria, atividade enzimática do pâncreas e do fígado e viscosidade da digesta.




Justificativas

Nos últimos anos, a produção e consumo de carne de frangotem aumentado muito comparado aos outros produtos. E para continuar mantendo esse crescimento o setor necessita de avanços tecnológicos principalmente na genética e nutrição, visando produzir um produto de qualidade e também aumentar a economia.
Os cereais são os principais ingredientes utilizados na formulação de ração de aves e suínos, sabe-se que apresentam níveis de PNAs, que sãoestruturas formadas por carboidratos complexos, compreendendo dentre eles a celulose,que não são aproveitadas pelos monogástricos, pois estes não produzem a enzima necessária para sua degradação.Há indícios de que a presença desses fatores nos cereais prejudica a digestibilidade dos nutrientes e o aproveitamento da energia metabolizável.
Devido a grande importância dos cereais na alimentação de...
tracking img