Celulase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
PROFESSORA: ALEXANDRA SALGUEIRO
ALUNO: GILBERTO CAVALCANTI COSTA














ESTUDO DA ENZIMA CELULASE



































RECIFE, MARÇO DE 2013I N T R O D U Ç Ã O














A biotecnologia é a responsável por promover impactos diretamente em vários setores das atividades industriais através de técnicas inovadoras e por aspectos inovadores no tratamento de doenças, no uso de novos medicamentos para aplicação em humanos e animais, na multiplicação e reprodução de espécies vegetais e animais, nodesenvolvimento e melhoria de alimentos, promove o desenvolvimento sustentável e na recuperação de de resíduos liberados químicos liberados pela indústria, como também várias outras áreas a serem_estudadas.
As enzimas são macromoléculas de predominância proteica, imprescindíveis a qualquer ser vivo. Por sua vez, são responsáveis pela aceleração de reações químicas que mantém e regenciam osprocessos que são essenciais para a existência e manutenção da vida. As enzimas atuam internamente nos sistemas vivos. Com a evolução dos processos científicos, e com evolução dos estudos da bioquímica, as enzimas passaram a ser extraídas de células que se comportam como produtoras, passando assim a ocupar um papel no processo industrial de destaque.
As enzimas são responsáveis por acelerar asreações químicas. Podemos citar como características mais relevantes, o fato de não serem consumidas durante o processo da reação, necessitam de quantidades pequenas, e pequenas concentrações, e o estado de equilíbrio da reação não sofre alteração como também promovem o efeito de baixar a energia de ativação da reação. Podemos citar também o fato do aumento da qualidade e a promoção de produtosalimentícios estáveis. Catalisam reações sem efeitos secundários tais como a formação de produtos tóxicos. Suas atividades são atuantes em Ph, temperatura moderados, e atuam na velocidade das reações.
Quanto ao mercado de enzimas, é conhecido três grandes grupos de caráter mercadológico que são enzimas para atuação em produtos de limpeza, bebidas e alimentos e têxtil. Sendo omercado de alimentos e bebidas um dos mais promissores e crescentes devido a uma diversidade crescente de produtos e mercados consumidores em setores tais como laticínios, panificação e outros.









S U M Á R I O







Cacterísticas da celulase.............................................................................4
Nomenclaturas e classificaçãoenzimática.................................................5
Temperatura ótima.....................................................................................6
Ph ótimo.....................................................................................................6
Indutores e inibidores.................................................................................7
Significado dokm......................................................................................7
Reação........................................................................................................8
Produção microbiana..................................................................................9
Aplicação tecnológica................................................................................12Bibliografia................................................................................................13

























CARACTERÍSTICAS DA CELULASE


A celulase é formada por um complexo enzimático e constitui-se de um conjunto nomeado de hidrolases glicosídicas que são secretadas por microrganismos, plantas e alguns_animais.
Essas enzimas...
tracking img