Matematica para empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Conceitos - Matemática a serviços das empresas 4
2.1 fatores ambientais das organizações 6
2.2 Aspectos jurídicos do empresário 7
2.3 a participação da contabilidade nas empresas 11
3 CONCLUSÃO 15
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
5 REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

Diz a sabedoria popular que nada é caro quando satisfaz nossasnecessidades. Em contrapartida, a mesma sabedoria rebate que existem outras situações em que até mesmo sendo de graça já é caro demais, uma vez que nem todos os custos estão expostos. Podemos adquirir algo (um produto, por exemplo) que nos satisfaça imediatamente e mais tarde revele-se um grande transtorno. Estamos sujeitos a estes casos porque somos movidos por emoções, de forma que o valor detodas as coisas variam de acordo com este fator para nós. O que não significa, é claro, que cada objeto de desejo não tenha um valor real e intrínseco.
A Teoria matemática da administração é a parte das teorias da administração de empresas, utilizadas na teoria da administração para fins de estudo. Faz parte da abordagem sistêmica da administração, juntamente com a teoria de sistemas e a cibernéticae administração. Sendo assim, A teoria da matemática preocupa-se em construir modelos matemáticos capazes de similar situação reais na empresa. Criação de modelos matemáticos volta-se principalmente para a resolução de problemas de tomada de decisão. É através do modelo que se fazem representações da realidade. Na Teoria Matemática, o modelo é usado geralmente como simulação de situações futurase avaliação da probabilidade de sua ocorrência. Em síntese os modelos servem para representar simplificações da realidade. Sua vantagem reside nisto; manipular simuladamente as complexas e difíceis situações reais por meio da simplificação da realidade.
 Permitem o entendimento dos fatos de uma forma melhor que a descrição verbal.
 Descobrem relações existentes entre vários aspectos doproblema, não percebidas na descrição verbal.
 Permitem tratar o problema em seu conjunto e com todas as variáveis simultaneamente.
 Podem ser aplicados por etapas e considerar outros fatores não descritos verbalmente.
 Utilizam técnicas matemáticas e lógicas.
 Conduzem a soluções quantitativas.
 Permitem uso de computadores para processar grandes volumes de dados.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1CONCEITOS - MATEMÁTICA A SERVIÇOS DAS EMPRESAS
Os conceitos das atividades profissionais empresariais auxiliam o contador, tanto no empresarial quanto as pessoas físicas a fazer uma pesquisa operacional para adotar um método científico como estrutura para a solução de problemas, dando maior ênfase ao julgamento objetivo do que ao julgamento subjetivo e tem como objetivo capacitar a administração aresolver problemas e tomar decisões, e pode ser desenvolvido em seis fases:
• Formular o problema:
Uma analise dos sistemas, dos objetivos e das alternativas. Construir um modelo matemático para representar o sistema: esse modelo expressa a eficácia do sistema como função de um conjunto de variáveis, das quais pelo menos uma esta sujeita a controle.
• Deduzir uma solução do modelo:
Existemessencialmente dois tipos de procedimentos para derivar uma solução: a perspectiva do processo e a perspectiva do problema. Testar o modelo e a solução: o modelo é uma representação da realidade, o modelo e bom quando for capaz de prever, com exatidão, o efeito que as mudanças no sistema têm sobre a eficácia geral do sistema.
• Estabelecer controle sobre a solução;
• Implementar a solução:
A soluçãotestada precisa ser transformada numa série de processos operacionais suscetíveis de ser entendidos e aplicados pelo pessoal que será responsável pelo seu emprego.
A modelagem matemática tem aplicações no ambiente empresarial há muitos anos. Seja para otimizar a produção, seja para fazer simulações. De uma forma ou outra tem sido um grande auxílio à tomada de decisões nas empresas.
Apesar de...
tracking img