Celulas tronco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são células-tronco?

São células encontradas em embriões, no cordão umbilical e em tecidos adultos, como o sangue, a medula óssea e o trato intestinal, por exemplo. Ao contrário das demais células do organismo, as células-tronco possuem grande capacidade de transformação celular, e por isso podem dar origem a diferentes tecidos no organismo. Além disso, as células-tronco têm a capacidadede auto-replicação, ou seja, de gerar cópias idênticas de si mesmas.

Onde ficam as células-tronco?

As células-tronco totipotentes e pluripotentes (ou multipotentes) só são encontradas nos embriões.
As totipotentes são aquelas presentes nas primeiras fases da divisão, quando o embrião tem até 16 - 32 células (até três ou quatro dias de vida). As pluripotentes ou multipotentes surgemquando o embrião atinge a fase de blastocisto (a partir de 32 -64 células, aproximadamente a partir do 5.o dia de vida) - as células internas do blastocisto são pluripotentes enquanto as células da membrana externa do blastocisto destinam-se a produzir a placenta e as membranas embrionárias.
As células-tronco oligopotentes ainda são objeto de pesquisas, mas podemos dizer como exemplo que sãoencontradas no trato intestinal.
As unipotentes estão presentes no tecido cerebral adulto e na próstata, por exemplo.

Que avanços as pesquisas científicas com células-tronco podem trazer para a medicina?

As células-tronco podem ser utilizadas para substituir células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, ou em tecidos lesionados ou doentes. As pesquisas com células-troncosustentam a esperança humana de encontrar tratamento, e talvez até mesmo cura, para doenças que até pouco tempo eram consideradas incontornáveis, como diabetes, esclerose, infarto, distrofia muscular, Alzheimer e Parkinson. O princípio é o mesmo, por exemplo, do transplante de medula óssea em pacientes com leucemia, método comprovadamente eficiente. As células-tronco da medula óssea do doador dão origema novas células sangüíneas sadias.
Porque as células embrionárias seriam as únicas que têm a capacidade de se diferenciar em todos os 216 tecidos que constituem o corpo humano. As células retiradas de tecidos adultos têm capacidade de dar origem a um número restrito de tecidos. As da medula óssea, por exemplo, formam apenas as células que formam o sangue, como glóbulos vermelhos e linfócitos.Tipos de células tronco:

Células-tronco pluripotentes

Divisão continua e cerca de cinco dias após a fecundação o pré-embrião (ainda não é embrião) tem cerca de 100 células. Nessa fase, onde o pré-embrião é chamado de blastocisto, já ocorre uma primeira diferenciação. As células já não são todas iguais. As células externas já estão programadas para formar a placenta e os anexosembrionários, enquanto a massa interna vai formar os diferentes tecidos do corpo. As células que formam a massa interna, são chamadas células-tronco pluripotentes.

Células-tronco totipotentes

Logo após uma fertilização bem sucedida (estima-se que mesmo dentro do útero a maioria dos óvulos fertilizados não se desenvolvem) a célula-ovo começa a se dividir: uma em duas, duas em quatro, quatro em oito eassim por diante. Até o estágio de oito células, cada uma delas é chamada de célula-tronco totipotente. Isso porque qualquer uma dessas células, se for inserida em um útero tem o potencial de formar um ser completo. Ou seja, se fosse possível separar as oito células sem destruí-las e colocá-las em útero, poderíamos gerar, teoricamente, oito gêmeos idênticos.

O que torna a célula-tronco capazde formar um tecido ou outro?

A ordem ou comando que determina, durante o desenvolvimento do embrião humano, que uma célula-tronco pluripotente se diferencie em um tecido específico, como fígado, osso, sangue etc, ainda é um mistério que está sendo objeto de inúmeras pesquisas.

O que são células-tronco embrionárias?

Células-tronco embrionárias são aquelas encontradas em embriões. Essas...
tracking img