Consultoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POTIGUAR
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANA CAROLINA
BIANCA CONCEIÇÃO
JOÃO PAULO
ROSANA
VANESSA SOUZA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
MEGAFARMA

NATAL/RN
2011

ANA CAROLINA
BIANCA CONCEIÇÃO
JOÃO PAULO
ROSANA
VANESSA SOUZA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
MEGAFARMA

NATAL/RN
2011

CARACTERIZAÇÃO DAEMPRESA
A empresa MEGAFARMA é uma farmácia localizada em Parnamirim, no bairro do Jardim Aeroporto. A Empresa é afiliada a COOPERFARMA. Criada em Agosto de 2010 por duas farmacêuticas recém formadas, Sra. Mara Neri e a Sra. Maria Emília, a farmácia ainda conta com mais três funcionários sendo dois exercendo os cargos de balconista/caixa e um entregador. Antes da abertura propriamente dita daMEGAFARMA, as proprietárias buscaram trocar experiências com outros donos de farmácias, bem como à propria COOPERFARMA que cedeu informações de fornecedores, softwares de gestão de estoque. A empresa ainda conta com alguns serviços de valor agregado tais como venda de água mineral, créditos para celular, sorvetes, balas, etc.

ANÁLISE SWOT
Na definição de KOTLER E KELLER (1967) a análise SWOT nadamais é do que a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (Strengths, Weakness, Opportunities, Threats). Ela envolve o monitoramento dos ambientes externo e interno da organização. Abaixo foram listadas os principais tópicos da realidade da Empresa em questão.
FORÇAS
- A Empresa sempre disponibiliza farmacêuticos de plantão;
- Aplicação de medicamentos gratuitamente;
-Medição de pressão arterial e glicose;
- Entrega de medicamentos gratuita.
- Ambas as proprietárias são farmacêuticas; Possuem um serviço de entrega no qual não se cobra nenhum tipo de taxa; Existe um sistema informatizado na empresa que facilita na organização dos seus produtos.

FRAQUEZAS
- Dificuldade das gestoras em relacionar-se com a equipe de vendas (balconistas);
- Hierarquia,estrutura organizacional e política de cargos e salários não definidas pela gestão da Empresa;
- A Empresa não disponibiliza variedade de marcas e produtos aos seus clientes.
- A Empresa não oferece aos funcionários não recebem qualificação/treinamento; Não existem meios de motivação para os funcionários.
OPORTUNIDADES
- Boa localização, pois fica próxima de acessos de entrada e saída para Natal(Ex.: BR-101 e prolongamento da Av. Prudente de Morais);
- O bairro onde está inserido está em ampla expansão e valorização.
- Afiliar-se a cooperativa coopefarma, pelo fato de ver a oportunidade de ter um nome conhecida nas redes farmacêuticas;

AMEAÇAS
- Com o crescimento da região aumenta o interesse da concorrência potencial de grandes redes de farmácias;
- Inflação monetária, pois nestesetor a carga tributária é alta e consequentemente os preços se tornam quase sempre iguais os da concorrência;
- A concorrência oferece uma gama de serviços de valor agregado.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO 1
1.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
De acordo com os estudos de KOTLER E KELLER (1967) o Plano de Marketing nada mais é do que um instrumento que direciona e coordenao esforço de marketing. É dividido em dois tipos: plano de marketing estratégico que nada mais é do que aquele que determina o mercado/público-alvo baseado em análises nas oportunidades de mercado e o plano de marketing tático é aquele que como o próprio nome diz, explica as táticas de marketing, acrescentado características do produto, promoção, comercialização, determinação do preço, canais devendas e serviços.
2.1.2 IMPORTÂNCIA
De acordo com Las Casas (2001, p. 18), “o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da Empresa. .O plano de marketing nada mais é do que a base para o Planejamento Estratégico.
2.1.3 VANTAGENS
São inúmeros os usos do planejamento estratégico devido a...
tracking img