Reciclagem do lixo eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
lixo eletrônico
 
Reciclagem
 
A reciclagem consiste em separar os materiais que compõem um objeto e prepará-los para serem usados novamente como matéria-prima dentro do processo industrial. Nemsempre a reciclagem se destina à reinserção dentro do mesmo ciclo produtivo: um computador reciclado pode gerar materiais que vão ser utilizados em outras indústrias. No Brasil pouquíssimas empresasrealizam todo o processo de separação e preparação de materiais para reciclagem.
Em todo o processo de fabricação de qulaquer eletrônico, muitas empresas adotam também comportamento explicitamentepredatorio: a extração de matérias primas e a produção industrial de eletronicos frequentemente fazem uso de mão de obra precária, não levam em conta os impactos social e ambiental, e produzem uma grandequantidade de resíduos tóxicos.
A “International Telecomunication Union” informa através de seu site que a quantidade de telefones celulares que há no mundo em bilhões, 1,93 bilhão no mundo e noBrasil 121 milhões, já a rede de computadores 1,19 bilhão no mundo o Brasil aparece em décimo lugar, com 33,3 milhões de maquinas ( 2,8% do total). Cerca de 43% do lixo resultante desses aparelhos nãorecebe nenhum tipo de tratamento. Por ano são produzidos no mundo 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo 5% de todo o lixo gerado pela humanidade.
A destinação inadequada desse lixo podecausar problemas ao meio ambiente e ao proprio ser humano devido a composições que contem alguns computadores e celulares como segue:
Composição Média de um Computador
Plásticos – 40%
Metais – 37%Dispositivos eletrônicos – 5%
Borracha – 1%
Outros – 17%
Materiais recuperáveis – 94%
Materiais não recuperáeis – 6%
Composição Média de um Celular
Plasticos, Silício, Polimeros, Chumbo, Cádmio.Composição Média de uma Bateria
Mercúrio, Cádmio, Chumbo, Lítio, Níquel, Zinco, Cobalto.
O tempo de degradação dos metais pesados é infinito e seus impactos no Meio Ambiente são Contaminação de...
tracking img