Marketing global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING GLOBAL

A GLOBALIZAÇÃO E O MARKETING GLOBAL

Os mercados se tornam cada vez mais globais. Ao ignorar este fato e permanecer no mercado doméstico, aumentam-se os riscos de ser desbancado pelos concorrentes globais. A globalização é um processo que limita ou até extingue limites geográficos, sociais, culturais, políticos e econômicos.
Os mercados estão se tornando verdadeiramenteglobais. Se você ficar limitado a seu mercado doméstico, provavelmente será atropelado por concorrentes espalhados pelo mundo. Como um executivo internacional afirmou: ‘se você não agir agora, alguém o fará a suas custas... e rapidamente.’” (KOTABE, 2000, p. 21).
Até os anos 80, pouco se falava em globalização, mas nesses últimos anos houve um aumento na concorrência, acarretando numa pressãocompetitiva, e além disso, muitos eventos políticos e econômicos têm afetado a natureza da competição global.
Outro elemento que muito favoreceu a globalização, foi a tecnologia. A tecnologia possibilitou meios de disseminação de elementos como a comunicação mundial, os transportes e a produção em escala, tornando possível a redução de distâncias entre as nações.
Isso resulta na impossibilidade dosexecutivos das empresas que vendem apenas em seus próprios países, limitarem-se a seus mercados internos e à concorrência doméstica. Não olhar além das fronteiras nacionais, significa perder oportunidades de marketing para seus concorrentes mais bem preparados.

Conforme Kotler e Armstrong (2000, p. 7-8): “Marketing significa administrar mercados para chegar a trocas, com o propósito desatisfazer as necessidades e desejos do homem”.

Já o Marketing global é o processo de focalizar recursos e objetivos de uma empresa em oportunidades globais de marketing. As empresas devem praticar o marketing global por dois motivos: aproveitar as oportunidades de crescimento e expansão e sobreviver. Ainda se refere às atividades de marketing pelas empresas que buscam a redução de custos, a busca declientes globais e a melhora de infra-estrutura de marketing global.

Conforme Kotabe (2000, p. 36): “O Marketing global é uma resposta proativa à natureza entrelaçada das oportunidades de negócios e da concorrência que desconhece fronteiras políticas”. Entretanto, não significa necessariamente dizer que as empresas devem vender o mesmo produto e da mesma forma em vários países, à medida queos mercados mundiais tornam-se convergentes. Mas sim, que a empresa deve adotar uma perspectiva global, em vez de uma perspectiva país a país, de desenvolvimento de uma estratégia de marketing para crescimento e lucro.

O Marketing global sofre influências diretas de forças propulsoras e restritivas, moldando sua importância.

AS FORÇAS PROPULSORAS E RESTRITIVAS DO MARKETING GLOBAL

Asempresas que desejam aderir ao marketing global, contam com certas forças propulsoras, que são:

• Acordos Econômicos Regionais: O MERCOSUL é um exemplo de acordo multilateral que acelerou o ritmo da integração global, aumentando o comércio entre Brasil, Argentina Paraguai e Uruguai.
• Necessidades e desejos do mercado: Existem padrões universais e diferenças culturais. Os elementos comuns à naturezahumana fornecem uma base para a oportunidade de criar e atender a mercados globais.
• Tecnologia: A tecnologia não tem nacionalidade sem limites culturais. Uma vez criada, logo esta disponível em toda a parte do mundo.
• Melhorias de comunicação e transportes: Antigamente havia uma barreira de custo e tempo no que dizia respeito à distância, o que diminuiu enormemente nos últimos anos.
• Custode desenvolvimento dos produtos: O desenvolvimento de alguns produtos exigem grandes investimentos, e esses custos precisam ser recuperados no mercado global, sendo que muitas vezes um mercado nacional sozinho não é suficientemente grande para apoiar tais investimentos.
• Qualidade: As estratégias de marketing global podem gerar receita e margens operacionais mais altas, que por sua vez apóiam...
tracking img