Caso shine

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CASO SHINE

1 Questão 1

Quais são os quatro elementos do mix de marketing?

Resposta

Produto (Product)
Preço (Price)
Promoção (Promotion)
Praça (Place)


2 Questão 2

Quais são as variáveis específicas de marketing que compõem cada um dos quatro elementos do mix de marketing?

Resposta

Produto: Variedade de produtos; Qualidade; Design; Características; Nome de marca;Embalagem; Tamanhos; Serviços; Garantias; Devoluções;

Preço: Preço de lista; Descontos; Concessões; Prazo de pagamento; Condições de financiamento;

Promoção: Promoção de vendas; Propaganda; Força de vendas; Relações públicas; Marketing direto;

Praça: Canais; Cobertura; Variedades; Locais; Estoque; Transporte.


3 Questão 3

Descrever o conceito/orientação de marketing.

Resposta

É afilosofia empresarial que envolve todas as funções organizacionais e enfatiza os consumidores, distribuidores, concorrentes, influenciadores e macro ambiente.
A orientação de marketing baseia-se no desenvolvimento, no projeto e na implantação de programas, processos e atividades de marketing que reconhecem sua amplitude e suas interdependências. Ou seja, a orientação de marketing é a maneira pelaqual as empresas se organizam estrutural e operacionalmente para ofertar seus bens e/ou serviços aos clientes, visando sempre entender as necessidades, desejos e demandas do mercado-alvo.


4 Questão 4

Identificar as decisões do composto mercadológico mencionado no caso.

Resposta

Produto:

Variedade de produtos – Linha completa de xampu e tratamentos, composta por três tipos básicose um rinse condicionador. O xampu hidratado para cabelos secos; com essência de ervas, para cabelos normais; com essência adstringente, para cabelos oleosos e rinse condicionador, com óleo de amêndoas.

Qualidade – Shine era identificada como a marca de um especialista em cabelo e de imagem conservadora.

Design – O acondicionamento obedeceu a uma aparência cosmética esportiva e unissex. Umproduto prático, funcional, honesto, provocador, de impacto no ponto-de-venda, rentável e ótimo industrialmente.

Característica – Linha cosmética esportiva unissex, selecionada para atender às necessidades dos diferentes tipos de cabelo e a um estilo de vida.

Nome da Marca – O nome “Shine Seleção” passa a ideia de que a marca Shine representa a seleção do que há de melhor em xampu.Embalagem/Tamanho – Lançamento na embalagem de 200 ml para depois surgir a de 100 ml, tendo como justificativa o clima emocional que o país estava atravessando (Brasil na Copa do Mundo).

Preço:

Escolheu-se o segmento médio/alto na ocasião do lançamento que correspondia à faixa “Hair”, “Corpus” e “MaxKrin”.

Promoção:

Força de Vendas – Rivaldo foi escolhido para fazer a propaganda porque tinhauma imagem nacional e internacional, além de estar exclusivamente na seleção. Foi utilizado a sua imagem em campanhas publicitárias, promoções de merchandising e tardes de autógrafos em pontos-de-venda em qualquer parte do país.

Promoção de Vendas – Facilidade de compra, ou seja, o consumidor não deveria ter dificuldade de encontrar o produto. O mesmo deveria ocupar amplos espaços deexposição, pois o consumidor deveria ser bombardeado visualmente pelos produtos.


Propaganda e Marketing Direto:
• Na televisão - Houve a veiculação de filme de 120” para o lançamento, 60” para a fase de apoio e 30” para sustentação da mensagem.
• No Rádio – Propagaram-se jingles com 120” e 60” de duração.
• Em Revista – Veicularam-se anúncios de página dupla em quatro cores.
• Em outdoors – Painéisde 32 folhas em quatro cores.
• Convenção Nacional de Vendas – Para representar todo o projeto de lançamento de “Shine Seleção" a melhor oportunidade foi congregar todos os distribuidores com suas equipes na 1ª Convenção Nacional de Vendas Shine Brasil, que contou com 800 participantes.

Praça:


Foi pensada uma distribuição de massa sob os seguintes princípios: facilidade de compra,...
tracking img