Caso sansung

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO
A CADEIA LOGÍSTICA DA SAMSUNG HOLDING COMPANY
ROBERTO CERVI
Departamento de Engenharia de Produção
Universidade Federal de Santa Catarina

INTRODUÇÃO

No contexto atual, as organizações precisam atualizar seus processos e sua estrutura, visando manter seus níveis de competitividade, buscando maior racionalização dos recursos disponíveis no processo da CadeiaLogística. Dentro de uma nova postura frente ao mercado, a logística surge como fator determinante para o sucesso empresarial.
O ciclo de vida das organizações, principalmente em mercados competitivos, são muito curtos, como mostram os dados, a média nos EUA para empresas de capital aberto é de 45 anos, e as empresas familiares é de 21 anos. Na economia brasileira a situação não se diferencia.
Osfatores que encurtam a vida média das organizações podem ser separados como externos, ou seja, as relações da organização junto ao meio ambiente, e internos que definem a forma que estas administram seus recursos financeiros, tecnológicos e de gestão para fazer frente às ameaças do ambiente.
Estas diversas relações dinâmicas se refletem no desenvolvimento das organizações. Ressalte-se que, ao mesmotempo em que a organização é impactada com a turbulência ambiental, também interage com seu ambiente em constante mutação. Tal fato gera oportunidades e ameaças para a mesma.
Desta forma, os gestores precisam conhecer profundamente a organização que esta sob sua responsabilidade, bem como o ambiente competitivo em que se encontra, a fim de identificar ameaças e oportunidades e criar um cenáriocapaz de dar continuidade em suas atividades.
Com a globalização da economia mundial uma nova situação surgiu: não é mais possível administrar preços. O novo ambiente mudou a dinâmica da economia fechada. Onde o preço até então, era definido pela soma de custo + lucro, para a nova realidade onde custo é definido pela diferença do preço pago pelo mercado menos os custos.
Segundo Corrêa eGianesi (Corrêa 1998), a porta de competitividade das empresas nacionais deve-se em grande parte a obsolescência das práticas gerenciais e cronológicas aplicadas, tendo sua origem atribuída a cinco pontos básicos: Deficiência nas quedas de desempenho, negligência com considerações tecnológicas, especialização excessiva das funções de produção sem a devida integração, perda de foco dos negócios e percaem assumir novas posturas produtivas.

Para que as organizações possam interagir.
➢ Necessitam coordenar suas atividades visando exercê-las, realizar seus processos internos, fornecer produtos e serviços de modo integrado entre suas partes.
➢ Necessitam considerar seu futuro, procurando entender, de forma sistêmica, a implicação futura de decisões presentes, introduzindo uma prática depensamento presente em longo prazo.
➢ Precisam de racionalidade através da adoção de procedimentos formalizados, padronizados e sistêmicos.
➢ Precisam exercer controle através da influência sobre o interior da empresa e sobre o ambiente.

Neste artigo objetiva-se demonstrar, através do caso o Ciclo Logístico da Samsung Holding Company, como a cadeia logística provocou alteraçõesdentro da organização. Em termos específicos, o artigo tem o intuito de:
• Apresentar o ambiente da organização;
• Identificar e analisar a logística organizacional;
• Avaliar a forma e resultados obtidos.

CADEIA LOGÍSTICA

Cadeia Logística, é tudo o que se refere à movimentação de materiais. Engloba desde o transporte e fornecimento de insumos, até aentrega ao cliente final, passando por transferências, armazenagem, conferência e preparação de produtos para a expedição. Esta movimentação pode ser feita pela própria empresa ou através de um operador logístico que é um fornecedor de serviços logísticos especializado em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes,...
tracking img