Controladoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLADORIA

A IMPORTÂNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES DO FLUXO DE CAIXA NAS TOMADAS DE DECISÕES

1. RESUMO

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) apesar de ser uma das técnicas mais utilizadas no processo decisório das empresas ainda é pouco divulgada. Neste trabalho aborda-se o quanto às informações fornecidas por ela é essencial e de grande importância para o gerenciamento para as empresaspequenas, médias ou de grande porte, quer sejam industriais, comerciais ou serviços.

2. INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é demonstrar como o fluxo de caixa é uma ferramenta importante para a gestão empresarial e que por intermédio dele é que os empresários, administradores, contadores e investidores podem programar, controlar e avaliar os recursos financeiros para melhor aproveitá-losna tomada de decisão. A necessidade de obter informações atualizadas, com projeções do futuro e ao mesmo tempo de fácil compreensão, tem levado as empresas a buscar novas ferramentas de controle, que lhes dêem condições de melhorar o fluxo de informações de forma dinâmica e lhes mostre as tendências (positivas ou negativas) de seu fluxo de caixa e lucratividade.

2.1. Conceituação

Denomina-sefluxo de caixa ao conjunto de ingressos e desembolsos de numerários em período determinado. Consiste na representação dinâmica da situação financeira de uma empresa, considerando todas as fontes de recursos e todas as aplicações em itens do ativo (ZDANOWICZ, 2000, p.40).

Para Zdanowicz (2000, p.33) o fluxo de caixa é o instrumento que permite demonstrar as operações financeiras que serãorealizadas pela empresa, o que facilita a análise e a decisão, de comprometer os recursos financeiros, de relacionar o uso das linhas de créditos menos onerosas, de determinar o quanto a organização dispõe de capitais próprios, bem como utilizar as disponibilidades da melhor forma possível.

Iudícibus e Marion (1999, p.218) afirmam que a DFC “demonstra a origem e a aplicação de todo o dinheiro quetransitou pelo caixa em um determinado período e o resultado desse fluxo”, sendo que o caixa engloba as contas Caixa e Bancos, evidenciando as entradas e saídas de valores monetários no decorrer das operações que ocorrem ao longo do tempo nas organizações.
Por sua vez, Thiesen (2000, p.10) complementa explicando que a DFC “permite mostrar, de forma direta ou mesmo indireta, as mudanças que tiveramreflexo no caixa, suas origens e aplicações”.
Assaf Neto e Silva (1997, p. 38) explicam que o fluxo de caixa, de maneira ampla, “é um processo pelo qual a empresa gera e aplica seus recursos de caixa determinados pelas várias atividades desenvolvidas”, onde as atividades da empresa dividem-se em operacionais, de investimentos e de financiamento.
No Brasil, de acordo com Iudícibus e Marion(1999), esta demonstração ainda é utilizada apenas para fins de controle interno. Contudo, encontra-se em discussão o anteprojeto de alteração da Lei 6.404/76 (Lei das S.A.), o qual prevê a substituição do DOAR pela DFC.
Por outro lado, nos Estados Unidos, já em novembro de 1987, o Financial Accounting Standards Board – FASB, entidade que regulamenta as políticas e procedimentos contábeis neste país,emitiu um pronunciamento, o FAS-95. Este divide o demonstrativo do fluxo de caixa em três grupos, conforme elencam Silva, Santos e Ogawa (1993): atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento.

3. PROBLEMA

O problema justifica-se pela economia atual apresentar mudanças constantes, e nesse cenário as informações obtidas por meio de dados contábeistradicionais mostram-se insuficientes para fornecer informações para a tomada de decisões.
Estas informações podem ser utilizadas de modo a se tornarem ferramentas para a dinâmica empresarial, possibilitando efetiva gestão de recursos.
O fluxo de caixa, como ferramentas de gestão, permitem às organizações conhecerem o volume de capital necessário para arcarem com seus compromissos diários, e também...
tracking img