Moeda copiei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Financeiro Nacional
Definição: Conjuntos de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.

Conceitos e Funções daMoeda
A moeda é um meio de pagamento legalmente utilizado para realizar transações com bens e serviços. O uso da moeda viabiliza o funcionamento de toda a economia, indicando os bens e serviços a seremproduzidos de maneira a satisfazer aos seus desejos de demanda dos vários agentes.
Funções- Como instrumento de troca, promovendo o intercâmbio de certos bens e serviços por outros (não há escambo).Sua divisibilidade, que permite a negociação de partes ou frações dos bens e serviços (permite agilidade nas transações). Como medida de valor (unidade de conta, permitindo inclusive comparações). Etambém como reserva de valor, permitindo que os agentes econômicos mantenham seus patrimônios para uso posterior. Essa característica, no entanto, é prejudicada em ambiente de inflação.
INFLAÇÃO* Inflação é um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro valha cada vez menos, sendonecessária uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos. Assim, os bens e serviços continuam os mesmos, mas o dinheiro em circulaçãoaumenta de volume. Passa-se, então, a exigir maior quantidade de dinheiro pela mesma quantidade de produto. Em outra hipótese, seo Governo gasta mais do que arrecada, e para pagar suas contas emite papel-moeda, provoca inflação, pois está desvalorizando a moeda, uma vez que criou dinheiro novo sem lastro, sem garantia, sem quetenha havido criação de riqueza, de produção.
* O processo inflacionário, quando instalado, é de difícil controle. Funciona como um círculo vicioso, obrigando a realização de reajustes...
tracking img