Caso pinheirinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O CASO PINHEIRINHO

No dia 26 de fevereiro de 2004 aproximadamente 340 famílias ocuparam uma área de 1,3 milhões de metros quadrados após um acordo com a prefeitura o grupo não iriainvadir nenhum terreno público e foram liberados para ocupar onde quisessem, então ocuparam o terreno da empresa falida Selecta SA que estava bloqueado para ser utilizado devido a pagamentos deencargos trabalhistas.
Esta invasão se revelou uma importante ação politica com ideias legítimos dos movimentos sociais, que norteiam a classe trabalhadora. Pode-se dizer que essa ocupação éprotagonista da luta dos direitos sociais e poderes políticos.
O terreno estava abandonado há mais de 30 anos pela empresa falida Selecta SA que deixou de pagar os impostos ao município ehoje tem um débito que ultrapassa o valor venal da área.
Neste mesmo ano a massa falida conseguiu uma decisão favorável, a reintegração de posse do terreno, mas os moradores doPinheirinho com auxilio de terceiros conseguiram uma liminar suspendendo a reintegração.
Nos anos seguintes a Selecta SA tentou de todas as formas possíveis reverter à vitória judicial dosmoradores. Os moradores por sua vez, protocolaram uma ação popular contra a prefeitura alegando que a administração estaria se omitindo em resolver o problema dos moradores da área.
Em 2005, oprefeito conseguiu uma liminar para cortar o fornecimento de água e energia elétrica da população do Pinheirinho, que só foi derrubada na última hora pelo advogado dos moradores.
Porprocesso movido pela Selecta SA, em janeiro de 2012, a justiça estadual de São Paulo, por determinação judicial determinou que a região deveria ser desocupada e ordenou uma reintegração de posse.No dia 14 de janeiro, os moradores declararam que resistiriam à desocupação, no dia 15 de janeiro, moradores do bairro vizinho ao Pinheirinho, Campo dos Alemães, ocuparam uma região improvisada...
tracking img